Crossbrowser

Web para todos ou Pregar o update?

Leandro Simões
SimplificaCI
Published in
2 min readJul 11, 2016

--

Se você é um desenvolvedor Web como eu sabe o quanto é difícil fazer um layout bonito, com animações legais, responsividade e todo tipo de metodologias e tecnologias de ponta, ao mesmo tempo que faça este mesmo site funcionar no maior número de browsers possíveis, principalmente os antigos. Veja que eu disse que é muito difícil e não impossível.

Existem desenvolvedores que dizem que deve-se pensar em uma “Web para todos”, onde essas acreditam que os desenvolvedores devam pensar em todas as pessoas na hora de criar um site, que devam na maioria das vezes deixar de lado algumas tecnologias para que seu site abra normalmente em qualquer browser sem quebrar. Já um outro grupo de desenvolvedores acham que devem sempre induzir o usuário a atualizar seus browsers para uma versão mais recente para visualizar o site desenvolvido por eles de maneira correta.

Confesso que não concordo 100% com nenhum dos dois grupos e vou explicar o que deve ser feito na minha opinião.

Um desenvolvedor deve sempre ter em mente qual é o segmento do site que está desenvolvendo, qual público, qual o nicho que este site irá atingir. Um site que conterá informações acadêmicas, livros ou apostilas de conteúdo acadêmico, por exemplo, deve levar em consideração fazer um site com suporte a browsers antigos, pois alunos acessam esse conteúdo muitas vezes da biblioteca da faculdade e todos que já pisaram em uma biblioteca ou laboratório de faculdade sabe que a maioria das vezes estes lugares possuem uma infraestrutura precária, assim computadores com um browser antigo ou até mesmo uma conexão ruim não prejudicariam tanto no acesso deste site.

Já um site voltado a um conteúdo sobre tecnologia ou design por exemplo, não deve pensar muito em atender browsers antigos, deve fazer o máximo para conseguir isso, claro, porém sem muito “compromisso” que o acesso a esse tipo de site é feito geralmente por pessoas que já têm um conhecimento maior sobre o assunto e na maioria das vezes está utilizando browsers mais recentes ou então sabem como atualizar caso você mostre uma mensagem sugerindo esta ação.

Bom, sendo assim acredito que deve-se sempre tentar atingir o máximo de público possível utilizando Browser sniffing, Feature Detection entre outras técnicas para que a maioria das funcionalidades sejam executadas em browsers mais antigos, porém dependendo do público não compensa esquentar muito a cabeça com isso.

  • pra quem não sabe o que é Browser Sniffing ou Feature Detection irei fazer um post sobre isso em breve

Veja meu website!

--

--

Leandro Simões
SimplificaCI

Software Engineer @ cliqdigital.com! See more at https://lesimoes.dev 👨‍💻🖖👨‍🍳🎨🥁🍕