Por que chegou a hora de repensar o transporte público e como o transporte sob demanda contribui na transição da mobilidade nas cidades brasileiras

door2door
door2door Blog
Published in
5 min readMay 27, 2021

Autores: Thais Lamoza e Rodrigo Tortoriello

Os operadores de transporte nas cidades brasileiras enfrentam a pior crise de todos os tempos. As redes de transporte ineficientes levam à superlotação de ônibus e trens, além de horas de congestionamento todos os dias. O modo como o transporte é planejado exige uma nova maneira de pensar. Soluções digitais inovadoras como o transporte sob demanda proporcionam acesso a produtos e serviços que são flexíveis e centrados no usuário e contribuem para repensarmos radicalmente a forma como as pessoas se movimentam nas cidades.

O que é o transporte coletivo sob demanda?

O transporte coletivo sob demanda é um serviço no qual cada passageiro pode determinar seu ponto de partida e seu destino e um veículo é então designado pelo sistema. Ao mesmo tempo, passageiros que solicitam rotas similares são combinados no mesmo veículo para otimizar a viagem. Um algoritmo distribui os passageiros entre os veículos de tal forma que os desvios de cada viagem são mantidos a um mínimo. Para este tipo de serviço, são necessárias pelo menos três plataformas: um aplicativo para passageiros, um aplicativo para motoristas e uma plataforma de gerenciamento. Por trás de tudo isso está o algoritmo de roteamento automático. O importante é que um software como o da door2door pode ser integrado ao sistema do operador de transporte. Desta forma, os operadores podem trabalhar com seus próprios motoristas e frota com o objetivo de atrair passageiros, otimizar as rotas e reduzir os custos operacionais.

Quais são os benefícios desse modal?

O transporte coletivo sob demanda ao melhorar a cobertura do serviço pode aumentar o número de passageiros. A área operacional e o número de paradas são totalmente flexíveis e definidos com o prestador do serviço de acordo com as necessidades locais. Ao aumentar a cobertura do serviço, a distância que os passageiros precisam para andar pode ser reduzida, aumentando sua segurança e mobilidade sem a necessidade do investimento na infraestrutura de paradas de ônibus.

Como o serviço é configurado digitalmente, este pode ser facilmente aplicado em diversos casos. Novas áreas residenciais podem ser conectadas ao centro da cidade ou a estações locais, serviços de fretamento podem levar os funcionários ao seu local de trabalho ou realizar transporte para aeroportos ou eventos, como jogos de futebol ou concertos. A tecnologia permite que a mesma frota seja utilizada para diferentes serviços, assim se faz melhor uso da infraestrutura existente. Mais detalhes sobre o potencial da combinação de serviços e seus benefícios podem ser encontrados em nosso white paper.

O transporte sob demanda também pode beneficiar a economia local. Dentro da área operacional é possível incluir restaurantes ou lojas locais na grade de paradas virtuais, permitindo aos usuários solicitar corridas de e para esses locais. Isto permite que o sistema sob demanda seja profundamente integrado à economia local, o que ajuda a aumentar a aceitação e identificação com o sistema.

Além disso, a tecnologia é adequada para todos os usuários, incluindo pessoas com deficiências físicas, deficiências visuais ou aqueles sem smartphones. Todas as soluções digitais são adaptadas para fornecer recursos de acessibilidade que, quando combinados com uma frota acessível, podem oferecer um serviço inclusivo para todos. Por exemplo, o aplicativo para passageiros permite aos usuários cadeirantes reservar uma corrida, e o motorista será informado, através do aplicativo do motorista, com antecedência de que a assistência pode ser necessária. Neste caso, o algoritmo atribui automaticamente um veículo que seja acessível para cadeirantes.

O sucesso dos serviços pode ser monitorado e corrigido quase de hora em hora com a ajuda de dados transparentes. Com uma abordagem digital baseada na demanda, o sistema detecta estruturas ineficientes e otimiza as ofertas existentes.

A combinação destas características tornou o transporte sob demanda uma das inovações dominantes na indústria de transporte público nos últimos anos. Um número crescente de fornecedores dessa tecnologia estão na corrida de desenvolvimento de produto, a fim de garantir uma parcela do mercado dentro dessa tendência emergente. Atualmente, existem mais de 270 projetos ativos no mundo, a maioria deles lançados nos últimos três anos na Europa e nos Estados Unidos. Os serviços de transporte coletivo sob demanda começaram no Brasil em 2019 e a solução já despertou interesse em muitas cidades.

Por que chegou a hora de repensarmos o transporte público no Brasil?

Na maioria das cidades do Brasil, operadores de transporte público não recebem subsídios de governos locais e dependem das tarifas para cobrir seus custos operacionais. Assim, os operadores são totalmente dependentes do número de passageiros que transportam. Este modelo de financiamento está na base do desafio para desenvolver um transporte acessível e eficiente para os passageiros.

Como consequência deste modelo de financiamento, os operadores locais de transporte público enfrentam uma de suas maiores crises financeiras de todos os tempos. Eles já vem perdendo passageiros nos últimos anos devido à ineficiência e ao alto custo para os passageiros. A situação se intensificou quando os serviços de transporte ride-hailing entraram no mercado com preços similares, proporcionando uma alternativa individual, rápida e confortável. A Covid-19 afetou diretamente a receita dos operadores, uma vez que o transporte de passageiros caiu 40,8% em 2020. Como consequência, os operadores reduziram 20,8% da oferta de serviços e demitiram mais de 66 mil funcionários no país.

É hora de buscar novas formas de financiamento para as operações de transporte público e repensar como a mobilidade é oferecida à população brasileira. Em todo o mundo, o transporte público é subsidiado para reduzir os custos que são repassados aos passageiros. Assim como outros direitos sociais, o transporte público deve ser financiado por meios alternativos e não somente por tarifas. Desta forma, uma maior cobertura de custos não apenas promoveria a inclusão social tão necessária, mas também abriria espaço para os operadores trazerem projetos inovadores para as ruas.

A mobilidade deverá mudar consideravelmente nos próximos anos, e esta mudança certamente incluirá inovações digitais no transporte. As tecnologias já estão no mercado, prontas para tornar o transporte mais eficiente, seguro e sustentável. O mercado exige soluções de mobilidade inovadoras e que o transporte seja radicalmente repensado. Está na hora de construir um transporte público confiável, acessível e de baixo custo — o transporte sob demanda é um forte instrumento capaz de contribuir para a transição da mobilidade urbana brasileira. Veja aqui como a door2door tem inovado a mobilidade na Europa e pode trazer o futuro do transporte público para o Brasil. E caso queira se manter atualizado sobre o desenvolvimento do mercado brasileiro, siga a nossa página no Linkedin.

--

--

door2door
door2door Blog

We're public transport visionaries - driving the world's transition towards a shared, on-demand and eventually self-driving public transport.