Retrospectiva 2017

Yanka Santos
DoPortoAoVale
Published in
4 min readDec 30, 2017

O que dizer sobre 2017? Eu defino esse ano como um ano de muito aprendizado.

Melhor lugar para tirar foto em Recife (2017)

O início do ano foi bem conturbado a nível pessoal e profissional. Está sem emprego, fazendo várias entrevistas de emprego, e quando achava que ia da certo recebia aquele email ‘maroto’ dizendo “ Curti seu CV e portfólio mas hoje precisamos de alguém mais sênior que você.”, ou o mais clássico, “Agradecemos o envio do seu currículo e informamos que o mesmo será direcionado para o nosso banco de candidatos.” Então seguindo em frente recebi a chance de fazer uma entrevista em plena sexta-feira, um dia antes do Galo da Madrugada, numa agência de publicidade que fica próximo a Av. Cond. Boa Vista, uma dos meus lugares preferidos de Recife. E lá fui eu, pra minha felicidade recebi a notícia, acho que 2 dias depois que havia sido selecionada, mas uma vaga CLT que virou estágio por conta do horário da minha faculdade, mas foi uma ótima oportunidade. Posso dizer que foram 2 meses e meio, de muito aprendizado e diversão, o clima de uma agência tem seus momentos de pressão e hiperfoco, mas também da pra se divertir bastante com os redatores e designers e devs de plantão.

Iae o ano não acabou, depois desse período to eu mandando currículo novamente, mas eu já havia mapeado quais empresas existiam no Porto Digital, e quais eu queria muito entrar. Então fiz algumas entrevistas e pra minha surpresa eu não passei tanto tempo procurando como da outra vez, foi quase 1 mês, até que tive 2 entrevistas decisivas, uma era no prédio dos meus sonhos e a outra era a empresa que sempre admirei,mas era pra estágio e eu já tinha passado por 3 estágios antes, sem falar que a área de atuação não era a que eu almejava no momento. E foi ai que entrei no Porto Digital, eu não consegui acreditar que aquele prédio que eu apontava e dizia que “um dia eu vou trabalhar lá” esse dia havia chegado, e confesso que todo dia eu olho pro mesmo prédio depois de mais um dia de trabalho eu falo “obrigada senhor por mais um dia.”

Meu Primeiro dia na Avanade (19 de Junho de 2017)
Codando como se não houvesse amanhã — Foto : Luiz Holanda

Eu em 6 meses eu conheci muita gente, já passei por 3 projetos grandes, e a curva de aprendizado é diferente pra cada um deles, eu fui me superando e me esforçando/aprimorando à cada dia.

Esse ano eu comecei finalmente meu podcast DoPortoAoVale , que foi uma das metas que veio se arrastando nas minhas listas desde 2015 e que esse ano eu tirei do papel. O casts só demoram a sair por conta do meu tempo, que é difícil consegui parar só pra editar o episódio, mas a gente vai seguindo, tenho muito a melhorar, mas também tem muitaaaaaaaa coisa boa pra vir em 2018, aguardem.

Além do podcast eu consegui tomar coragem e submeter uma palestra, minha primeira palestra foi no dia 09 de Dezembro de 2017 no DevFest XP, junto de uma galera muito fera, onde alguns eu ja conhecia o trabalho, outros eu conheci entre uma troca de prédio/palestra e o AFTER ^-^ (com direito a Code In The Dark e tudo). Tive a honra de passar o dia praticamente com a Alda Rocha(@mjcoffeeholick que tem um projeto super bacana que é o @CodamosClub , eu pudi aperriar ela pessoalmente e ela ainda assistiu minha palestra, assim como o Gustavo Costa que é um moço que eu aperreio a tanto tempo e a gente se viu pessoalmente lá no evento, e que pode saber que é uma das minhas referências. Encontrei tanta gente bacana que não daria pra eu registrar todos num único post, mas eles se preparem que eu vou aperriar demais, e tem muita coisa boa por vir.

A minha palestra foi a última do palco Cartola que ficou localizado no novo prédio da JUMP(onde eu tenho muita ligação, pois foi lá que fiz o meu primeiro Pitch, no DemoDay do Technnovation), e eu tava com o coração a mil, mas deu tudo certo, eu contei com a lei de murphy e levei meu slide também em pdf, ai deu pra apresentar de boa, e pudi falar com aqueles que estão onde eu já estive um dia, aqueles que estão começando na área, e falei sobre a minha tragetória, e falei sobre temas como mercado de trabalho, linguagens que as empresas mais busca desenvolvedores, a importância de se envolver com a comunidade.

Eu compartilhei os slides da minha palestra, pode acessar por aqui .

Desejo um ano de muito aprendizado e sucesso para todos em 2018!

Qualquer coisa é só me pingar(me chamar no inbox das redes sociais) ^-^

--

--

Yanka Santos
DoPortoAoVale

Recifense de 23 anos. Ama tomar café — Front-End Developer