Recuperação da Área

Prefeitura do Rio
Dossiê Campo de Golfe
3 min readMar 18, 2015

--

O maior programa de recuperação de vegetação de restinga em curso no país

Antes mesmo da construção, a preocupação com o legado ambiental já fazia parte da concepção do projeto do Campo de Golfe e, de acordo com o estudo técnico da IGF, era tida como “uma missão da Organização dos Jogos Rio 2016”.

A construção do Campo de Golfe Olímpico proporcionará ganho ambiental, uma vez que todo o terreno degradado dentro da propriedade que não esteja na área de construção do campo será recuperado através da plantação de espécies nativas com o objetivo de recuperar o valor ecológico original da propriedade. Serão plantadas 625 mil mudas de vegetação nativa de restinga. A área coberta por vegetação passará de 94.600 m2 para 650 mil m2 — uma área equivalente a quase 67% da total.

A área de proteção ambiental (APA) é uma forma de proteção que concilia a atividade humana com a preservação ambiental. No caso da APA de Marapendi, extensas áreas às margens da Lagoa de Marapendi foram preservadas, enquanto os trechos mais afastados foram liberados até para construção de empreendimentos imobiliários (condomínios residenciais, hotéis, residências), atividades esportivas e clubes. Antes da criação da APA, o terreno onde está sendo construído o campo de golfe havia sido descaracterizado e deteriorado por extração de areia e utilização como depósito de pré-moldados de concreto.

Junto às margens da Lagoa existe uma faixa marginal de 30 metros que é totalmente preservada, funcionando como um corredor ecológico que interliga as demais áreas. Mais afastada das margens, a vegetação foi mantida ou parcialmente transplantada, permitindo o desenvolvimento do campo esportivo. Esses bosques de vegetação nativa foram ampliados e enriquecidos, aumentando a área de vegetação nativa do terreno.

O processo de replantio que integra o projeto do campo de golfe é considerado o maior programa de recuperação de vegetação de restinga em curso no país. Isso porque, junto à construção, foi elaborado um amplo plano de preservação e ampliação da cobertura vegetal nativa da região. Com este objetivo, foi construído um viveiro onde crescem atualmente 450 mil mudas. A meta é que 650 mil plantas sejam cultivadas neste espaço e, posteriormente, sejam transplantadas para o terreno. Assim, ao final da implantação do campo, a área de 970 mil metros quadrados e que inicialmente contava com 94 mil metros quadrados de vegetação nativa passará a ter 650 mil metros quadrados de vegetação nativa.

O projeto do golfe olímpico ainda refaz a paisagem do local, redesenhando a topografia do campo com inspiração nas dunas características da área, principal razão pela qual o arquiteto vencedor do concurso internacional para a construção do campo de golfe ganhou o direito de construí-lo.

Apresentação Consemac

Imagens do terreno de 2004/2011/2013

Vista aérea 2004

Vista aérea 2011

Vista aérea 2013 (Já em obra)

Apre. 03032015/SMU

Vista aérea Fevereiro de 2015 (obras avançadas)

25/02/2015

--

--