Um vício: baixar Apps

Uma aventura pela Play Store!

Mayara Santos
MUI Content
5 min readJun 20, 2018

--

Quem nunca?

A utilização dos apps é tão comum ao nosso dia-a-dia que dificilmente notamos que eles estão em nossa vida a pouco mais de 10 anos, e hoje são essenciais para diversas funções que realizamos, desde um simples timer ou bloco de notas, até mesmo planners fundamentais na organização do nosso dia.

Somos tão apaixonados por apps que alguns nos tornam reféns de suas funcionalidades, e mal conseguimos imaginar um dia inteiro sem eles.

Certamente os campeões em download são os aplicativos de redes sociais (dos 10 aplicativos mais baixados no mundo, listados pela Forbes Brasil em 2016, 6 deles pertenciam a esta categoria), no entanto, fiz este post para compartilhar com vocês minha instigante aventura pela Play Store!

Sabe aquele momento de ócio onde você procura o que fazer no celular e não encontra nada compatível com o que você quer no momento? Compartilho deste sentimento.

O fato é que o simples navegar pela Play Store nestes momentos de indecisão, me levaram a conhecer uma infinidade de Apps que se mostraram tão úteis quanto divertidos, com propostas interessantes, e que muitas vezes pertencem a desenvolvedores com pouca visibilidade por estar em desenvolvimento ou por serem independentes.

Permita-se!

A experiência em explorar distribuidores como Google Play e Apple Store pode ser muito satisfatória quando se trata de conhecer novos aplicativos para sanar suas necessidades e curiosidades.

Muitas vezes acessamos estas plataformas em busca de um aplicativo específico, e perdemos a oportunidade de pesquisar e encontrar aplicativos ainda mais interessantes por focar em um único nome.

Vantagem

Descobrir algo novo é puramente instigante por si só. Mesmo assim, a vantagem em se apoiar novos aplicativos em desenvolvimento está em fazer parte do processo de melhoria do app, poder argumentar e avaliar E ser ouvido, (os desenvolvedores tem muito interesse em saber e ajudar os usuários a utilizar seus aplicativos). Além de encontrar aplicativos eficazes para ações que você nem imaginava, como por exemplo “informações sobre plantas medicinais para tratar condições de saúde”.

Desvantagem

Certamente o campeão em avaliações negativas tratando-se de aplicativos (até mesmo populares), são os anúncios. Muitos desenvolvedores não dependem somente do download para gerar rentabilidade para o seu app, e por isso acabam utilizando anúncios para atingir um valor “X”, que permitirá ao desenvolvedor angariar recursos suficientes para manter o aplicativo e executar melhorias para o usuário.

Como contraponto, alguns desenvolvedores apostam em oferecer ao usuário uma “recompensa” por assistir ao anúncio, como por exemplo moedas para troca (em casos de jogos) dentre outros.

Outra reclamação constante são possíveis bugs. Considerando que até mesmo grandes desenvolvedores “deixam passar” algum erro do aplicativo, que ocasiona em paradas abruptas do funcionamento (crash), consideremos absolutamente normal/compreensível um app de desenvolvedor independente, apresentar falhas.

Uma vez que o aplicativo não tenha sido atualizado pelo usuário para sua nova versão, ou tenha entrado em sua nova versão ainda em fase de teste, podemos nos deparar com pequenas frustrações.

OK. Tudo pronto para embarcarem nessa aventura pelo Google Play ou Apple Store?

AH… Meu celular não tem memória suficiente

Ok. Isto pode acontecer.

Como a tecnologia está constantemente evoluindo, alguns smatphones com menos de 5 anos já não suportam alguns apps básicos, além de já possuírem aplicativos de fábrica que não permitem a desinstalação.

Mas não entremos em pânico! Para (quase) tudo tem uma solução ;)

1. Cartão de Memória

Um clássico indispensável. Parece óbvio que tenhamos um cartão de memória no celular mas nem sempre nos damos conta disto, (especialmente se o seu smartphone tem espaço suficiente para baixar diversos aplicativos em um primeiro momento). Porém, quando finalmente somos alertados sobre “memória insuficiente”, é que nos damos conta de que precisamos de um “reforço”.

Recomendo fortemente que invista em um cartão de memória para o seu dispositivo móvel. A capacidade e os valores variam, o possibilita escolher o que mais se encaixa com a sua necessidade no momento. Isto certamente vai depender da memória interna do seu celular, e vale dar uma pesquisada nos preços.

2. Dados em Cache

Os dados em Cache são:

(…) arquivos temporários usados para acelerar o carregamento das aplicações e armazenar dados. — via TechTudo

Neste caso, os dados em cache acabam guardando informações básicas e ocupando certo espaço da memória do seu celular. Individualmente, esses dados gerados pelos aplicativos não aparentam fazer tanta diferença, porém, com o tempo essas aplicações podem acabar utilizando um espaço considerável da memória do seu smartphone.

A solução encontra-se nas Configurações>>Aplicativos>>Gerenciador de Aplicações>>Dados em Cache.

Em alguns dispositivos é possível excluir os dados em cache todos de uma vez. Outros permitem a exclusão apenas acessando os Apps no Gerenciador de Aplicações, um a um.

3.Desinstalar Aplicativos que Não Estão em Uso

Faço isso direto.

Até porque muitas vezes baixamos um aplicativo e nossa rotina muda completamente, fazendo com que esqueçamos de utilizá-lo, ou simplesmente o abandonamos.

“Mas e se um dia eu precisar?”

Re-instala.

Se o aplicativo não tem uso frequente, e não tem tamanha importância para que seja utilizado nas próximas duas semanas, por que mantê-lo?

Se ele estiver linkado com alguma rede social ou e-mail, melhor ainda! Assim seus dados ficam salvos, e quando você reinstalá-lo, não terá dificuldades em recuperar informações, progressos etc.

Há também na Play Store uma aba específica para os aplicativos que você já instalou alguma vez no seu celular, além da seção “Lista de Desejos” onde ficam registrados os aplicativos que você marcar como favoritos.

Aventurar-se é Bom Mas Ainda Existem Terras Proibidas.

Algumas dicas para avaliar se um aplicativo é confiável ou não, ou se ele não vai te causar problemas é checar a nota de avaliação, e os comentários dos usuários.

Particularmente, evito aplicativos com notas abaixo de 4.0 ou com muitas avaliações negativas, e avaliações 5–4 estrelas sem comentários.

Aplicativos Pagos

Se você quer investir, é uma excelente forma de ajudar o desenvolvedor e valorizar o trabalho do mesmo. No entanto, existem aplicativos que, vez ou outra são disponibilizados gratuitamente! Você só precisa se manter informad@ ;)

Agora sim você já está devidamente instruíd@ para aventurar-se pelo Google Play e Apple Store!

>> Se você adora apps e sonha em ganhar dinheiro com isso, aproveite para conhecer o curso: Criando Aplicativos do Zero e Fácil 2.0<<

Gostou do post? Clique nos aplausos! ❤ Eles vão de 1 à 50 e você ainda ajuda o texto a ficar em evidência para quem também gosta deste assunto!

Comente comigo o que você achou, e não esqueça de nos seguir aqui, e nas redes sociais, para não perder postagens legais como esta! ;)

✪ Acho que você também vai gostar de ler os 5 Melhores Apps de Jogos Educativos.

--

--

Mayara Santos
MUI Content

Amante da música, nascida nos anos 90. Criadora do Portal MUI Content | • Love is fuel. Love is revolution.