Doutorado Informal e uma Matriz com 4 Dimensões

SmallSpark
3 min readJun 8, 2016

Quem me conhece um pouco mais sabe que sou parte do movimento Doutorado Informal e estou terminando uma parte da formação em Fluxonomia 4D. A minha vida e o que estudo estão voltados para novos modos de trabalho e de vida no geral.

Por conta da Sandra Mara (da Comunidade Flux 4D) li o texto Neurociências e os 4 pilares da educação propostos para o século XXI da Ana Lúcia Hennemann e tive um insight.

Como na Fluxonomia procuro compreender e relacionar padrões e muitos deles são em 4 (estações do ano, fases da Lua, elementos, corpos…), achei interessante juntar alguns com os pilares do texto, sem me aprofundar nesse momento na neurociência.

A matriz adaptada é especifica, simplificada e pessoal para um ciclo de Doutorado Informal que vai da investigação do que será pesquisado até a entrega. Foi pensado para uma jornada mais autônoma, sem necessariamente um professor ou mentor.

  • Aprender a conhecer (relações: ar, corpo mental, cultural): Acredito que a investigação surja de um processo de autoconhecimento e de uma motivação de aprender determinados assuntos. Quando passei a me conhecer melhor decidi abandonar a Universidade tradicional. Como, onde e o que estudar vieram depois. Pergunta chave: Quem eu sou agora, quem quero ser e o que quero fazer?
  • Aprender a fazer (relações: fogo, corpo físico, ambiental): O próximo passo é experimentar, conversar com pessoas, pegar referências, fazer, fazer e fazer. Nunca sei ao certo o que vou fazer, o caminho vai me fazendo lapidar. O Alex Bretas do DI Educação Fora da Caixa escreveu o Kit Educação Fora da Caixa, que possui muitas ferramentas para investigações práticas. Gosto do ebook e recomendo. Você pode baixar aqui.
  • Aprender a conviver (relações: água, corpo emocional, social): Se conectar com pessoas que vivem os mesmos assuntos da pesquisa é importante para saber seus pontos de vista, indicações e saber o background do que realizam. Sentar numa cadeira e ficar lendo é limitante, passar um tempo com alguém que você admira pode intensificar o aprendizado. No momento eu falo mais pela Interwebs, mas estou me planejando para ter mais vivências. Nem que seja “1 dia na vida da pessoa”.
  • Aprender a ser e entregar (relações: terra, corpo espiritual, multivalor): Vivendo o que você se perguntou no começo do ciclo e dando continuidade, você já estará sendo o que se propôs. O objetivo aqui é entregar ao mundo o que foi feito até aqui, pode ser o que você quiser: livro, vídeo, imagem…algo que possa deixar como legado. Dai então recomeçar o ciclo.

A Matriz é só um ensaio, uma primeira ideia do que faz sentido para mim agora, daqui uma semana pode ter se tornado uma outra coisa. Se você gostou e tem algo que agregue, mande um comentário.

Obrigado pela leitura!

--

--

SmallSpark

Intuitivo. Divergente. Experimental. Vc lerá sobre alternativas, identidades, educação autodirigida, digital…