Conheça cinco lugares para se divertir em Esteio/RS sem ser na Expointer

Se você é da Região Metropolitana de Porto Alegre provavelmente já ouviu falar da cidade de Esteio, mas, só deve conhecer a famosa Expointer, certo?

Laiani Santos
doze34
3 min readDec 14, 2017

--

Esteio tem vários lugares legais para visitar e passear com a família. Então, aqui vai uma lista com os cinco lugares mais legais da cidade sem ser a Expointer.

1- SEMINÁRIO CLARETIANO

Foto: Laiani Santos

Você já pensou poder passar um fim de tarde em um seminário? Pois bem, o estabelecimento foi fundado por padres claretianos em 1940, que diga se de passagem, foi o único seminário desta ordem edificado no Rio Grande do Sul.

Anos depois os padres saíram de Esteio e foram para outra cidade e o prédio ficou abandonado, assim, tornando-se Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2005 um incêndio destruiu o prédio principal, deixando apenas paredes. Agora, em 2017, após meses de reforma o local foi reaberto, contando com a capela, auditório, a Biblioteca Mário Quintana — pedido pelos alunos do Quintanares, do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Flôres da Cunha — e o estacionamento sob o prédio.

Para evitar que o Seminário volte a ser alvo de vandalismo, parte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) foi deslocada para o prédio e também utiliza o local para realização de diversas atividades.

2- CASA DA CULTURA HIP HOP DE ESTEIO

Casa da Cultura Hip Hop de Esteio

O projeto é um sonho antigo do grupo Rafuagi, referência do rap no Estado, e da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que há quatro anos e meio lutavam por um espaço para oferecer gratuitamente cursos aos jovens da comunidade.

O plano finalmente saiu do papel em 2017, quando foi assinado um contrato de comodato com Flora Pigatto Acadorli, proprietária do imóvel. Após a morte do marido, em janeiro do ano passado, ela não conseguia mais cuidar do espaço, que foi invadido e vandalizado.

Legal, né?

3- CASA DE CULTURA LUFREDINA ARAÚJO GAYA

Foto: Laiani Santos

A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya tem em suas salas e espaços diversas atividades de formação cultural e esportiva oferecidas para esteienses de todas as idades. São oficinas promovidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (SMAC), pelo Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) e pela Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE), além de cursos particulares, alguns gratuitos, outros com mensalidades de baixo custo.

4- PRAÇA DA JUVENTUDE

Foto: Laiani Santos

A Praça da Juventude é localizada dentro do espaço do Parque Galvany Guedes. Ela é uma praça que possui um “centro comunitário” no qual se realizam diversas oficinas esportivas e culturais para diferentes idades. Quem gosta de Badminton, Capoeira, Futsal, Boxe, Judô, Capoeira, Street Dance, Teatro, entre outras opções, pode se inscrever para oficinas gratuitas.

5- PRAÇA DO PREMEM

Foto: Laiani Santos

A Praça do Premem há alguns anos era um local abandonado e de pouco uso da comunidade, pois era considerado um local muito perigoso. Hoje em dia, a comunidade já possui outra visão e esta usufruindo mais do ambiente. A comunidade está trazendo eventos para a praça, como o de carros antigos e demais eventos culturais que acabam não deixando que a praça se abandone novamente.

Gostou? Clique aqui e acesse para você saber a localização desses lugares.

--

--