O Buraco

O que não falamos sobre obras atrasadas?

Éverton Ferreira
doze34
2 min readDec 15, 2017

--

Em setembro de 2016, Alvorada construiu um novo monumento para o seu centro: um buraco no asfalto em frente a prefeitura. Localizado na parada 48 da av. Getúlio Vargas, o buraco participou da comemoração do 20 de Setembro como personagem fixo em todo o desfile. Os seus resquícios ainda estavam lá no Natal, no Réveillon e no Carnaval.

Apesar dos esforços da prefeitura com obras de revitalização em janeiro e julho deste ano, aquele buraco persiste e vive em tantos outros que surgem pelo centro do município, fazendo parte do dia-a-dia dos alvoradenses.

Sempre que os jornais procuram a prefeitura, as respostas são de cartilha e se resumem ao “estamos trabalhando” e ao “este ponto específico é de responsabilidade de tal empresa”. A partir destas respostas, não se fala mais no assunto.

Entretanto, ao consultar o portal da transparência da prefeitura, constatamos que a Secretaria Municipal de Obras e Viação, SMOV, é o órgão com mais repasse de verbas, ficando a frente da Secretaria da Educação e da Secretaria da Saúde . A SMOV tem um orçamento de 7,6 milhões de reais, enquanto a Secretaria da Saúde tem 20 mil reais.

Respostas evasivas e obras que apresentam falhas ou atrasos com altos preços não são exclusivas de Alvorada. Segundo o Estadão, em Julho de 2016, o Brasil tinha 5 mil obras paradas avaliadas em 15 bilhões de reais.O Rio Grande do Sul contribuiu nestes números com 345 obras.

Para compreendermos como essas obras se tornam um problema nacional, nós precisamos entender como elas acontecem. Somente conhecendo as etapas, podemos verificar e questionar os erros. Por isso, a equipe de reportagem do Doze34 foi atrás das informações e montou um infográfico com o passo-a-passo de uma obra.

Nós também criamos um mapa interativo onde você pode contribuir e informar falhas nas calçadas e asfalto do município de Alvorada. Clique aqui para acessar. (Caso você não conheça o Google My Maps, aqui está o tutorial).

Senhoras e senhores, com vocês, Obras: uma história sem fins.

O buraco da pda. 48 sendo tap(e)ado. Foto: Jonatha Costa/OA.

--

--

Éverton Ferreira
doze34

Um jornalista tão apaixonado pela vida que acredita que vive um roteiro de cinema.