Vitor Ramil será o patrono da Feira do Livro de Gravataí

Evento ocorrerá entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro; Secretaria Municipal de Cultura irá divulgar mais detalhes da Feira nos próximos dias. | Foto: Satolep Press/ Divulgação

A 31ª edição da Feira do Livro de Gravataí contará com uma presença ilustre: o cantor, compositor e escritor gaúcho Vitor Ramil será o patrono do evento. Ramil participará da abertura oficial e integrará outras atividades durante a Feira. As informações foram dadas pela técnica superior literária da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Adriana Emerim.

O evento será realizado entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro na Praça da Bíblia, local de grande movimentação no Centro da cidade. Porém, a SMCEL informou que aguarda a publicação de detalhes burocráticos no Diário Oficial da União para poder confirmar a data. A expectativa é de que o Ministério da Cultura do governo federal faça a publicação nos próximos dias.

A Feira do Livro de Gravataí terá programação teatral, mostras de dança, sessões de autógrafos com autores, exibições de cinema e apresentações de músicos locais, além da tradicional exposição de livros para comercialização. A programação será liberada pela Secretaria Municipal de Cultura nos próximos dias.

Para Adriana, um dos objetivos da Feira é aumentar a participação e o envolvimento da comunidade. “Queremos que as pessoas tenham um sentimento de pertencimento. Elas precisam saber que esse é um evento da cidade e, portanto, delas também”, salientou. Ainda segundo a técnica literária, a expectativa de público é superar a marca do ano passado, quando 35 mil pessoas passaram pelo evento.

A 31ª Feira do Livro de Gravataí conta com recursos da Lei 8.313/91 — conhecida como Lei Rouanet –, principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil, e do Sistema Unificado Pró-Cultura/RS (Lei nº 13490/10), que financia atividades culturais no Rio Grande do Sul.

Vitor Ramil

Cantor, compositor e escritor, o gaúcho Vitor Ramil começou sua carreira artística ainda adolescente, no começo dos anos 80. Membro de uma família de músicos, com dois irmãos também cantores, Kleiton e Kledir, aos 18 anos de idade gravou seu primeiro disco, com a presença de músicos e arranjadores que voltaria a encontrar em trabalhos futuros.

Com mais de dez discos lançados, Ramil ainda possui obras literárias, como A Estética do Frio (2004) e A Primavera da Pontuação (2014). Neste ano, Vitor fez uma campanha de financiamento coletivo para lançamento de seu mais novo álbum, “Campos Neutrais”.

A Feira

Chegando a sua 31ª edição em 2017, a Feira do Livro de Gravataí é um evento que promove a integração da comunidade local, o que é possível graças à interação entre escritores, escolas, artistas, comerciantes, empresários, produtores e moradores da cidade. As atividades são realizadas com o intuito de promover e de estimular o contato com a leitura. Em 30 anos de história, o evento se consolidou como um dos mais importantes do calendário municipal.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.