A Simbiose da Inteligência Artificial

Sei que muito se fala sobre AI, mas antes de mais nada, vamos conceituar do que estamos falando. Por inteligência artificial entendo que são o planejamento e desenvolvimento de sistemas dotados de capacidade de raciocínio baseado em regras, e devido a sua grande capacidade de processamento, podem realizar tarefas que os seres humanos ainda não dispõem de capacidade.

Parece ficção, mas na verdade estamos cada vez desenvolvendo mais sistemas baseados em matemática, algoritmos e dados. Saber usar os dados de forma estratégia é um princípio fundamental para fazer negócios. Insights e novas referências surgem diariamente e possuir capacidade analística e percepção para entender novos momentos tornaram-se fundamentais.

A convivência entre humanos e máquinas deixou de ser uma utopia, para ser uma realidade. Migramos da CPU, para GPU e estamos chegando rapidamente nas TPUs. Muitos perguntam se postos de trabalho irão fechar. A resposta é bem simples: SIM. Por outro lado, um novo oceano de oportunidades está surgindo. Alguns exemplos são na área de Data Science, Machine Learning, Deep Learning, Internet das Coisas, Robótica, Automação e Reconhecimento de Imagem e Vídeo.

Uma das formas de entrar na área é realizando cursos pela internet, eu indico um realizado pelo edx em parceria com a Columbia University, de Artificial Intelligence.

Week 1: Introduction to AI, history of AI, course logistics
Week 2: Intelligent agents, uninformed search
Week 3: Heuristic search, A* algorithm
Week 4: Adversarial search, games
Week 5: Constraint Satisfaction Problems
Week 6: Machine Learning: Basic concepts, linear models, perceptron, K nearest neighbors
Week 7: Machine Learning: advanced models, neural networks, SVMs, decision trees and unsupervised learning
Week 8: Markov decision processes and reinforcement learning
Week 9: Logical Agent, propositional logic and first order logic
Week 10: AI applications (NLP)
Week 11: AI applications (Vision/Robotics)
Week 12: Review and Conclusion

Neste curso é possível passar pelas diferentes áreas da inteligência artificial, desde a sua concepção, até aplicações em diversas áreas.