246 aplicações em 246 meses. Resultado da primeira semana

Criando 246 aplicações em 246 meses

Eduardo Cruz
Dream Manager

--

https://twitter.com/eduardocruz/status/488890700746878976

Tendo a idéia

Uma semana atrás (10/07/2014) eu fiz a primeira publicação sobre criar 246 aplicações em 246 meses. O post foi super curto, propositalmente. Eu não queria perder tempo escrevendo muito. O objetivo era registrar a informação e partir para a execução. Durante o resto da semana fiz os ajustes básicos no sistema para ter o mínimo de funcionalidades possível.

Lançando o primeiro produto

No início dessa semana (14/07/2014) fiz o segundo post explicando mais detalhes e focando no primeiro sistema. Um site de leilão com apenas um produto. Um perfume Ralph Lauren, que no Mercado Livre estava por R$ 50,00 mas que estava a venda no leilão pelo valor inicial de 1 real.

Os primeiros feedbacks

A divulgação foi basicamente no Facebook e no Twitter. E aí vieram os primeiros resultados (esperados) do processo. Alguns colegas programadores querendo saber mais sobre a iniciativa. Alguns inclusive se interessaram em fazer algo semelhante para "desenferrujar" e se atualizar em novas tecnologias. Do outro lado, surgiram pessoas que nem sabiam que eu trabalhava com tecnologia. E já vieram pedir dicas de como criar um sistema ou para validar uma nova idéia para uma startup.

A versão mais simples

A aplicação de leilão começou super simples, e se resumiu a :

1 — Listar o produto em destaque na primeira página;

2 — Permitir que os interessados se cadastrassem e tivessem sua senha de acesso;

3 — Permitir que o usuário após entrar com sua senha pudesse dar um lance;

Posteriormente adicionei uma nova funcionalidade

  • Listar os últimos lances, indicando quem deu o lance. Porém, ao invés de mostrar o nome do usuário, era mostrado apenas um código, para que os participantes soubessem que o mesmo usuário deu vários lances, mas sem saber quem foi.

Resultado

O resultado do leilão foi dado em um prazo um pouco maior que 24 horas. A idéia era evitar que os usuários passassem vários dias e perdessem a motivação de participar. Na entrega do produto, aproveitei pra entrevistar o participante ganhador e validar com ele o interesse de uso. Interessante que o ganhador foi exatamente a única pessoa inscrita que eu não conhecia. E que passou mais tempo realmente acompanhando a evolução dos lances.

http://www.eupagaria.com.br

Por último, aproveitei que já tinha um domínio parado e usei para o leilão. Ele agora se chama #EuPagaria.

Quer saber mais e receber mais notícias?

Inscreva-se no boletim de notícias e receba notícias sobre esse projeto e outros.

http://www.eupagaria.com.br/newsletter

Quer participar do próximo leilão?

Cadastre-se no #EuPagaria

http://www.eupagaria.com.br/register

--

--