Última final de Paulistão entre Corinthians e Palmeiras foi há quase 20 anos
Por: Vitor Magalhães
Corinthians e Palmeiras voltarão a fazer uma final de Campeonato Paulista após 19 anos, as duas equipes se classificaram em suas semifinais nos pênaltis. Este ano, a final será disputada em dois jogos. O primeiro acontece no próximo sábado (31), na Arena Corinthians, a segunda e decisiva partida está marcada para o dia 8 de abril, no estádio palmeirense.
Em 1999, os corintianos comemoram o título estadual em jogo que ficou marcado pelas embaixadinhas de Edílson Capetinha e pela briga com o jogador rival, Paulo Nunes. Antes disso, em 1993, o Palmeiras foi campeão em cima do arquirrival, com direito ao placar de 3-0 no segundo jogo.
1999 - 2018
Na final de 99 o Corinthians jogava pelo empate, e saiu na frente com um gol de Marcelinho Carioca. Mas o Palmeiras virou o jogo graças a Evair, que marcou dois gols. Já perto do fim, aos 30' do segundo tempo, Edílson Capetinha anotou o gol de empate (2-2).
Depois disso a confusão se instaurou, quando o relógio do árbitro marcava exatamente 30 minutos e 04 segundos da etapa final, Edílson começou a fazer embaixadinhas no meio campo, o que despertou a ira dos jogadores palmeirenses, que partiram para cima do atacante para agredi-lo. A confusão foi generalizada, e a Polícia Militar precisou entrar em campo para intervir. Na ocasião, após várias expulsões o árbitro encerrou a partida por falta de número mínimo de jogadores, e decretou o 23° título estadual do Corinthians.
Em 2018 a história é outra, o Palmeiras é visto por muitos jornalistas esportivos como o melhor elenco do Brasil na atualidade, além de franco favorito ao título paulista da temporada. Enquanto o Corinthians, atual campeão brasileiro, é visto como um time que corre por fora, e que precisa — urgentemente — de peças novas para garantir a qualidade do elenco.
A verdade é que os dois melhores times do campeonato em termos de desempenho chegaram à final da competição. Foram 16 partidas disputadas até aqui, o Palmeiras tem a melhor campanha: onze vitórias, dois empates e três derrotas, uma delas para o rival alvinegro. Já o Corinthians, soma um total de nove vitórias, dois empates e cinco derrotas.
O elenco palmeirense chega com uma pressão um pouco maior por parte do seu torcedor e da própria diretoria, que buscam ver um retorno a respeito do investimento feito na equipe já no início da temporada. O Palmeiras está na fila do estadual desde 2008, e nos últimos 22 anos, só ganhou 2x o Paulistão.
Além disso, a última vitória do time alviverde sobre o Corinthians foi em 2016, de lá pra cá foram quatro jogos, todos com vitória alvinegra. O técnico Fábio Carille nunca perdeu para o Palmeiras.
Abaixo, o jogo de 1999 (na íntegra).