Arthur Henrique: uma aposta certa do FC Barcelona

Drible da Vaca
DribledaVaca
Published in
3 min readMar 30, 2018

Volante de 21 anos chega em janeiro de 2019 para dar continuidade ao estilo futebolístico do clube catalão

Por: Vitor Magalhães

O toque de bola envolvente, com um meio-campo que prioriza a mobilidade e as rotações entre jogadores é uma marca registrada do Barcelona há algumas temporadas. Andrés Iniesta, Xavi e Sergio Busquets formaram um tridente histórico, que é tido por muitos como o melhor meio campo da história do clube, quiçá, do futebol mundial. Mas nem mesmo os grandes jogadores podem vencer o tempo. Com a saída de Xavi e a proximidade do final da carreira de Iniesta, o clube blaugrana busca jogadores novos e promissores para dar continuidade a história, sem perder aquele toque de mágica que encantou o mundo alguns anos atrás.

Para a atual temporada o Barcelona trouxe o brasileiro Paulinho, que apesar de algumas reclamações e incertezas por parte da torcida, já se consolidou na equipe titular, sendo atualmente o 3° goleador do time na La Liga, atrás apenas de Messi e Suárez. E mais recentemente oficializou a contratação do meia Philippe Coutinho, que vem se adaptando ao estilo de jogo do clube.

Números de gente grande

Arthur tem todas as características necessárias para fazer parte dessa composição. O jogador de 21 anos foi a grande revelação da equipe gaúcha no campeonato brasileiro de 2017. Foi ainda o 2° jogador que mais deu passes no brasileirão (1755), atrás apenas do lateral Guilherme Arana. O feito fica ainda mais impressionante se calcularmos as médias obtidas por ele, segundo dados do Footstats, Arthur teve uma média de 65,1 passes certos por partida; entre os atletas que deram mais toques na bola no brasileirão, o volante gremista obteve o maior índice de acerto: 95,9%. Nenhum outro jogador conseguiu médias tão expressivas.

A pouca idade e os números de gente grande chamaram atenção de várias equipes europeias, que disputavam nos bastidores a atenção do jogador. No entanto, ele manifestou sua preferência de atuar pelo Barcelona. O periódico espanhol Mundo Deportivo noticiou meses antes do anúncio oficial, que o volante brasileiro teria dito o “sim” ao Barcelona. Arthur também é monitorado de perto pelo técnico Tite, e deve ganhar espaço em breve na seleção brasileira.

Um exemplo claro da qualidade do garoto ficou evidente no jogo contra o Atlético-PR pelo campeonato brasileiro, Arthur executou ao todo 57 passes e acertou 56. Números que renderam diversas comparações a atletas como Xavi e Iniesta. O volante também foi destaque no estadual e na Copa Libertadores do mesmo ano, tendo importante participação na conquista do título gremista.

As negociações entre Barcelona e Grêmio se tornaram uma novela, especulações e valores distintos foram veiculados na imprensa durante meses. No fim da história, o meia foi vendido por 30 milhões de euros, cerca de R$ 120,5 milhões, destes, 60% vão para o clube gaúcho. Além disso, ficou acertado que o atleta permanecerá no clube gaúcho até janeiro de 2019.

--

--

Drible da Vaca
DribledaVaca

Perfil destinado à divulgação do futebol sul-americano. Autor: Vitor Magalhães. E-mail: oficialdribledavaca@gmail.com