Como fazer o efeito mini-mundo

Explorando o novo modo pano disponível nos drones mais modernos da DJI.

Mini-mundo capturado a 10 metros de altura com o Mavic Pro.

O mini-mundo virou a nova febre nos grupos de droneiros no Brasil afora. Só na última semana eu encontrei umas 10 só scrollando a timeline do facebook.

Depois de não resistir à pressão e acabar cedendo à modinha de tirar uma foto com esse efeito, eu acabei entendendo o porque a empolgação: O resultado é realmente incrível! Após postar a foto acima em um dos grupos, muita gente perguntou como eu tinha feito a imagem e eu resolvi compartilhar com vocês o processo todo.

Aqui vão minhas dicas pra quem se aventurar no pano mode!


✔️ Pré-requisitos

0. Confira se seu drone tem essa funcionalidade

Atualmente, os drones da DJI que têm o modo pano nativos são apenas o Mavic e o Spark. Você também pode usar apps como o Litchi para fazer essas capturas com outros modelos mas nesse artigo vou focar apenas no processo pelo app DJI GO 4.

1. Atualize o app DJI GO 4

Apesar dos bugs nas versões mais recentes do app da DJI, para utilizar a função pano da DJI você precisa ter pelo menos da versão mais recente do app até o momento da postagem desse artigo.

2. Atualize a firmware do drone

Para que a opção de modo pano apareça no painel do app, é necessário que o firmware do seu drone também esteja atualizada. Caso seu drone esteja precisando de update, você verá na tela de início do seu aplicativo.

Atualizando a firmware do seu drone

3. Recalibre o IMU e Compass

Talvez esse item pareça besteira à primeira vista (principalmente pros mais experientes) afinal, é sempre preciso calibrar os sensores antes de voar. Mas o que eu percebi nos meus testes foi que mesmo quando o app não pede a recalibragem, refazê-la antes de um vôo em modo pano ajuda muito a evitar menores deslocamentos da aeronave que podem comprometer a qualidade final do trabalho.

4. Entenda o que é o modo pano

O modo pano é uma solução pra capturar imagens no estilo grande angular e nítidas com uma lente não compatível para esse fim. Em vez de fazer a captura de uma vez só como seria como uma lente fish-eye, o modo pano controla o drone e tira múltiplas fotos pra depois processá-las em uma única imagem.

5. Defina a altura de captação das imagens

A altura do seu drone muda drasticamente o resultado de uma pano. Isso porque a linha do horizonte mais alta ou mais baixa dita que objetos vão ficar em destaque e qual o grau de distorção da foto final. Veja alguns exemplos.

5 metros de altura | 10 metros de altura
15 metros de altura | 30 metros de altura

6. Escolha o local

Acho que grande parte da minha resistência em tirar uma foto estilo mini-mundo foi porque muitas pessoas estavam utilizando a técnica apenas por moda e pensando pouco sobre o lugar fotografado e a mensagem que pode ser passada. Nos testes que fiz, eu achei que o resultado fica muito mais interessante quando temos estruturas que estão acima da altura que o drone está voando, por exemplo. Ter algum padrão geométrico no solo também ajuda muito na composição final.

🚀 Partindo para ação

Chega de enrolação. Hora de voar! Vá para o local escolhido, faça o seu checklist pré-vôo e decole. Depois de posicionar a aeronave na altura que escolheu e conferir se ela está com a estabilização via GPS ativa, é o momento de ativar o modo pano.

Ativando o modo pano

Se você atualizou o seu DJI GO 4 e o firmware do seu drone, a opção de modo pano já vai estar disponível seguindo os passos a seguir.

Passo a passo de como ativar o modo pano no app DJI GO 4

Hora do clique!

Com o modo pano ativado, se você apertar o botão de foto no controle ou no celular, seu drone já vai iniciar a captação automática das imagens. Nesse momento, quanto menos o drone se mexer, menos truncada a foto final vai ficar. Quando o drone tirar todas as fotos a mensagem ✅ pano success! vai aparecer na tela. Agora é só pousar e conferir o resultado!

✅ pano successful!

Encontrando as fotos

Encontrar as fotos panorâmicas pode ser um pouco difícil. Isso porque elas não aparecem diretamente no album do app como as fotos convencionais e você precisa buscá-las no cartão SD.

Encontrando as fotos pano

As fotos pano são indicadas por ícones. O globo é uma pano esférica, por exemplo. Se você clicar em alguma foto panorâmica nessa tela, o app já vai começar a juntar as fotos tiradas e comprimir todas em uma só.

DJI GO 4 app combinando as imagens de uma foto pano

📱 THETA+

Você já vai conseguir interagir com sua foto panorâmica dentro do app da DJI mas se você quiser gerar uma visualização dessa imagem com qualidade, vai ter que baixar a foto para o seu telefone e ir para um outro app. Eu usei o THETA+ e fiquei bem feliz com o resultado. Confira o passo a passo.

Passo a passo de como gerar o mini mundo com o app Theta+

O THETA+ te dá a possibilidade de baixar a imagem final pro seu telefone além de exportar um formato compatível com as fotos 360º do facebook!

🚀 E voilá!

Bem-vindos ao MMA (mini-mundo anônimos)! Agora você é um de nós!


Gostou das dicas? Ficou faltando algo? Comenta aí!

Quer aprender mais sobre drones? Estão abertas as inscrições para o nosso Curso de Pilotagem de Drones mega completo e 100% online. Para saber mais, é só clicar aqui!
Aproveite enquanto ainda temos vagas!