Como fazer o efeito mini-mundo

Kande Bonfim
Dec 22, 2017 · 6 min read

Explorando o novo modo pano disponível nos drones mais modernos da DJI.

Image for post
Mini-mundo capturado a 10 metros de altura com o Mavic Pro.

O mini-mundo virou a nova febre nos grupos de droneiros no Brasil afora. Só na última semana eu encontrei umas 10 só scrollando a timeline do facebook.

Depois de não resistir à pressão e acabar cedendo à modinha de tirar uma foto com esse efeito, eu acabei entendendo o porque a empolgação: O resultado é realmente incrível! Após postar a foto acima em um dos grupos, muita gente perguntou como eu tinha feito a imagem e eu resolvi compartilhar com vocês o processo todo.

Aqui vão minhas dicas pra quem se aventurar no pano mode!


✔️ Pré-requisitos

0. Confira se seu drone tem essa funcionalidade

Atualmente, os drones da DJI que têm o modo pano nativos são apenas o Mavic e o Spark. Você também pode usar apps como o Litchi para fazer essas capturas com outros modelos mas nesse artigo vou focar apenas no processo pelo app DJI GO 4.

1. Atualize o app DJI GO 4

Apesar dos bugs nas versões mais recentes do app da DJI, para utilizar a função pano da DJI você precisa ter pelo menos da versão mais recente do app até o momento da postagem desse artigo.

2. Atualize a firmware do drone

Para que a opção de modo pano apareça no painel do app, é necessário que o firmware do seu drone também esteja atualizada. Caso seu drone esteja precisando de update, você verá na tela de início do seu aplicativo.

Image for post
Atualizando a firmware do seu drone

3. Recalibre o IMU e Compass

Talvez esse item pareça besteira à primeira vista (principalmente pros mais experientes) afinal, é sempre preciso calibrar os sensores antes de voar. Mas o que eu percebi nos meus testes foi que mesmo quando o app não pede a recalibragem, refazê-la antes de um vôo em modo pano ajuda muito a evitar menores deslocamentos da aeronave que podem comprometer a qualidade final do trabalho.

4. Entenda o que é o modo pano

O modo pano é uma solução pra capturar imagens no estilo grande angular e nítidas com uma lente não compatível para esse fim. Em vez de fazer a captura de uma vez só como seria como uma lente fish-eye, o modo pano controla o drone e tira múltiplas fotos pra depois processá-las em uma única imagem.

5. Defina a altura de captação das imagens

A altura do seu drone muda drasticamente o resultado de uma pano. Isso porque a linha do horizonte mais alta ou mais baixa dita que objetos vão ficar em destaque e qual o grau de distorção da foto final. Veja alguns exemplos.

Image for post
Image for post
5 metros de altura | 10 metros de altura
Image for post
Image for post
15 metros de altura | 30 metros de altura

6. Escolha o local

Acho que grande parte da minha resistência em tirar uma foto estilo mini-mundo foi porque muitas pessoas estavam utilizando a técnica apenas por moda e pensando pouco sobre o lugar fotografado e a mensagem que pode ser passada. Nos testes que fiz, eu achei que o resultado fica muito mais interessante quando temos estruturas que estão acima da altura que o drone está voando, por exemplo. Ter algum padrão geométrico no solo também ajuda muito na composição final.

🚀 Partindo para ação

Chega de enrolação. Hora de voar! Vá para o local escolhido, faça o seu checklist pré-vôo e decole. Depois de posicionar a aeronave na altura que escolheu e conferir se ela está com a estabilização via GPS ativa, é o momento de ativar o modo pano.

Ativando o modo pano

Se você atualizou o seu DJI GO 4 e o firmware do seu drone, a opção de modo pano já vai estar disponível seguindo os passos a seguir.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Passo a passo de como ativar o modo pano no app DJI GO 4

Hora do clique!

Com o modo pano ativado, se você apertar o botão de foto no controle ou no celular, seu drone já vai iniciar a captação automática das imagens. Nesse momento, quanto menos o drone se mexer, menos truncada a foto final vai ficar. Quando o drone tirar todas as fotos a mensagem ✅ pano success! vai aparecer na tela. Agora é só pousar e conferir o resultado!

Image for post
✅ pano successful!

Encontrando as fotos

Encontrar as fotos panorâmicas pode ser um pouco difícil. Isso porque elas não aparecem diretamente no album do app como as fotos convencionais e você precisa buscá-las no cartão SD.

Image for post
Image for post
Encontrando as fotos pano

As fotos pano são indicadas por ícones. O globo é uma pano esférica, por exemplo. Se você clicar em alguma foto panorâmica nessa tela, o app já vai começar a juntar as fotos tiradas e comprimir todas em uma só.

Image for post
DJI GO 4 app combinando as imagens de uma foto pano

📱 THETA+

Você já vai conseguir interagir com sua foto panorâmica dentro do app da DJI mas se você quiser gerar uma visualização dessa imagem com qualidade, vai ter que baixar a foto para o seu telefone e ir para um outro app. Eu usei o THETA+ e fiquei bem feliz com o resultado. Confira o passo a passo.

Image for post
Image for post
Image for post
Passo a passo de como gerar o mini mundo com o app Theta+

O THETA+ te dá a possibilidade de baixar a imagem final pro seu telefone além de exportar um formato compatível com as fotos 360º do facebook!

🚀 E voilá!

Bem-vindos ao MMA (mini-mundo anônimos)! Agora você é um de nós!


Gostou das dicas? Ficou faltando algo? Comenta aí!


Quer aprender mais sobre drones? Estão abertas as inscrições para o nosso Curso de Pilotagem de Drones mega completo e 100% online. Para saber mais, é só clicar aqui!

Image for post
Aproveite enquanto ainda temos vagas!

droneiro.com

Dicas de pilotagem e imagens aéreas com drones

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store