Seu drone sofre muita interferência?

Entenda as principais causas de interferência e aprenda a evitá-las definitivamente.


"Deus inventou o drone e o Diabo, invejoso, criou a interferência" — Gênesis 7x1

É amigos, a interferência é como a idade: chega pra todos. Você tá lá fazendo a melhor imagem da sua vida e perde o sinal do seu drone. O coração pula umas 3 batidas e volta acelerado. A cabeça vira de um lado pro outro tentando encontrar o danado no ar. Depois de 10 segundos que parecem uma eternidade, o seu drone volta à vida e o vídeo volta aparecer na tela. Afinal, o que aconteceu?

Essa é uma pergunta muito comum e, como tudo na vida, não tem só uma resposta certa. Esse post é uma lista das principais razões pelas quais os drones sofrem interferência e a nossa ideia é que você aprenda a evitá-la agora que já sabe o porque. Vamos lá?

Sinais de Wi-Fi

Talvez essa seja a interferência mais famosa entre os droneiros. O site da DJI promete que seu drone consegue chegar até 7km de distância sem perder a comunicação com o piloto (no caso do mavic, por exemplo). Daí você vai testar o alcançe perto de casa e fica com raiva porque não consegue se afastar nem 500m sem quase infartar de susto com as interferências. Bom, o grande vilão pode não ser a DJI mas a rede Wi-Fi dos seus vizinhos, sabia?

Numa região com alta densidade de redes sem fio, as interferências ficam cada vez mais comuns e manter uma comunicação ininterrupta com seu drone só pode ser feito se você estiver bem pertinho dele. Experimente ir pra uma região mais rural e você verá que seu drone consegue ir longe de verdade!

Grandes estruturas metálicas

Pouca gente sabe, mas o metal causa perturbações no campo magnético das bússolas internas dos drones. Isso explica porque decolar do teto do carro pode ser uma aventura com final triste, por exemplo.

Fios elétricos de alta tensão

Na verdade, qualquer fio causa interferência, mas os de alta tensão tem efeito mais perceptível. Tome muito cuidade com os fios que tem aquela "bola de basquete". Eles querem o seu drone.

Olha ele aí.

Antenas e Torres

É. O mal está à solta. As Torres, por emitirem sinal com mais intensidade, são as maiores vilãs, mas as antenas de TV dos vizinhos também são uma ameaça. Procure evitar esses locais e você sofrerá menos interferência.


Quer aprender mais sobre drones? Estão abertas as inscrições para o nosso Curso de Pilotagem de Drones mega completo e 100% online. Para saber mais, é só clicar aqui!
Aproveite enquanto ainda temos vagas!