Uma nova forma de ganhar dinheiro com seu drone

Mostrar seu trabalho e conseguir novos clientes ficou mais fácil com a nossa plataforma! Entenda agora como ela funciona.

Página Inicial da plataforma.

Se você está acompanhando a droneiro.com de perto, já deve conhecer o nosso serviço de registros de drone e provavelmente já ouviu falar que estamos desenvolvendo uma plataforma pra oferecer e contratar serviços de imagem aérea. Esse artigo é pra falar sobre porque nós a criamos, como ela funciona e contar um pouco da história de desenvolvimento dela.

No final do artigo, você também irá encontrar uma breve explicação de como funciona a parte financeira da coisa, ou seja, quanto custa e como funciona nossa "política de valores" (entenda lá porque o termo está entre aspas).

Porque a droneiro.com existe?

A droneiro surgiu com a ideia de solucionar os principais problemas dos proprietários de drone no Brasil. Desde o início nós procuramos mapear os maiores medos e problemas na comunidade e pensar em soluções pra eles.

Um exemplo das pesquisas que fazemos em grupos de droneiros pelo Brasil

Como eu já falei aqui, o primeiro problema que atacamos foi o das documentações de drone no Brasil. Mas depois de conversar muito com os colegas, começamos a identificar outros problemas maiores e dentre eles o que mais se destacou foi a necessidade de mostrar o trabalho e conseguir clientes.

⚙️ A solução

Desenvolvemos o que seria o básico da plataforma. Um lugar que os pilotos pudessem mostrar seus portfólios e seus clientes pudessem entrar em contato direto com eles. Apesar de não sabermos muita coisa no início, nós sabíamos que, para chegar numa solução que resolvesse o problema pela raiz, precisaríamos construir algo em parceria com a comunidade de droneiros.

Convocando ajuda da comunidade!

Depois de colocar a plataforma no ar e convocar usuários para testar, dar feedback e reportar bugs, nós criamos um grupo de pilotos para discutir os próximos passos e funcionalidades da nossa querida plataforma. Esse grupo atingiu 100 membros em apenas dois dias.

Ok, mas e como funciona esse negócio?

Sem mais rodeios, vamos explicar como funciona!

Se registrando

Todo sistema tem que ter um cadastro. O nosso não é muito diferente mas, aqui você tem que escolher se quer contratar pilotos ou se você é um piloto. Essa escolha determina quais ações você poderá fazer no sistema. Nesse artigo, vou focar em explicar como é o fluxo de uso de um piloto. O link de cadastro é esse aqui!

Fazendo o cadastro e escolhendo ter uma conta de piloto.

📱 O painel principal

Assim que você clicar em criar conta você já vai cair no painel principal onde você vai poder ficar de olho nas oportunidades de jobs e poder falar com as pessoas que estão procurando pelo seu serviço. Mas antes disso, você precisa criar um perfil público pra mostrar o seu trabalho e para sabermos em que região você está atuando.

Registrado na plataforma mas ainda não criou um perfil? É isso que você verá!

✨ Criando um perfil público

Ao clicar em criar um perfil público você vai… adivinha? Criar o seu perfil público. O processo é super fácil. É só responder as perguntas que o 🚀 fizer e seu perfil será salvo com as informações básicas.

Veja como é fácil criar seu perfil. 🚀

Depois de preencher esse formulário interativo você vai cair numa página de edição do seu perfil onde vai poder deixar ele mais que completo adicionando links das suas redes sociais, vídeos, fotos, imagem de capa, seus drones e registros… Ufa! Acho que deu pra pegar a ideia, né?

Os jobs

Nesse momento, se você voltar pro seu painel, já vai ver algo diferente: Como já sabemos de onde você é, já conseguimos listar os jobs (oportunidades de trabalho) na sua região.

Exemplo de oportunidade de job.

Beleza. E o perfil público?

Ah é! O seu perfil público pode ser visualizado clicando em Ver Perfil Público no canto superior direito do painel.

Perfil do Tiago A. Ferreira, um dos pioneiros da plataforma. Na época, um perfil ainda não verificado.

O perfil público da droneiro.com é uma ótima forma de apresentar seu portfólio profissional e mostrar pros seus clientes do que você é capaz. Além disso, poder ver as oportunidades de job e interagir direto com esses anunciantes é uma solução real pra prospecção de clientes.


💰 Ok, e a grana?

Essa sempre vai ser a parte mais sensível em qualquer iniciativa como essa. Depois de todo esse investimento e esforço, paramos pra pensar em como manter os gastos com a ferramenta, pagar anúncios para captar pessoas que estão procurando por serviço de imagem aérea e todos os profissionais envolvidos na manutenção da plataforma. Mesmo ainda não tendo muita clareza de como fazer isso, de uma coisa nós sabíamos: Nós não vamos ficar com porcentagens dos serviços prestados pelos nossos droneiros. Muitas plataformas análogas operam desse jeito e foi uma das opções que cogitamos. Mas descartamos a ideia logo no início quando percebemos que isso é muito chato pro profissional que tem sua renda abatida e exploramos outras formas de tornar o negócio viável até que encontramos uma solução que pareceu se encaixar como uma luva.

✅ Piloto Verificado

Criar um perfil na droneiro.com para mostrar o seu trabalho sempre será de graça. Mas se você quiser dar um um passo a mais para o profissionalismo, você tem a opção de pagar um valor fixo mensal e solicitar um perfil verificado na plataforma. Isso te dará direito a interagir diretamente por WhatsApp ou por telefone com pessoas que estão procurando por serviços de imagem aérea na sua região. Além disso, você irá passar mais credibilidade com um selo de ✅ Piloto Verificado estampado no seu perfil! A assinatura pode ser interrompida há qualquer momento sem dificuldades e você vai estar colaborando com um ecossistema extremamente positivo pra comunidade. Para verificar o seu perfil, vamos avaliar a qualidade dos trabalhos apresentados, conferir se você possui os registros necessários pra trabalhar com drones e bater um papo pra gente te conhecer. 🍻

🔴 Contra a prostituição dos droneiros

Um dos grandes problemas que detectamos ao conversar com os colegas de ofício, foi a dificuldade em cobrar um valor justo pelos serviços prestados. Isso porque com a popularização dos drones, é muito comum que os mais novatos, entusiasmados com o equipamento novo, topem fazer o mesmo serviço por um valor insustentavelmente baixo. A nossa solução pra isso?

💸 Nossa "política de valores"

Bom, já está decidido que nós não vamos interferir na sua negociação com os clientes. Queremos que os droneiros tenham total liberdade pra negociar seus serviços, bem como receber da forma que acharem melhor (os pagamentos não precisam ser feitos através da nossa plataforma). Por outro lado, recomendamos que, para o bem do mercado de imagens aéreas e para o próprio droneiro no futuro, os profissionais mantenham um valor mínimo de 15% do valor investido no seu equipamento. O termo "política de valores" está entre aspas porque não tem e nem precisa de respaldo jurídico. Essa é uma recomendação que vai trazer benefícios para toda a comunidade e ignorá-la só traz prejuízo pra você mesmo no futuro.

👣 Próximos Passos

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que esse é só o começo da nossa saga e que precisamos de mais apoiadores pra continuar crescendo. Por isso, não hesite em criar sua conta na plataforma e entrar para o nosso grupo de pilotos da droneiro.com.


Seu drone ainda não é registrado?

Voe tranquilamente com a droneiro.com. Cuidamos de toda a burocracia necessária pra que você possa curtir seu drone com segurança e responsabilidade.

Quero registrar meu drone!