Aprenda história com o NerdCast — um guia prático (ou não)

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr
Published in
5 min readMar 17, 2019
O presidente americano John F. Kennedy e o líder soviético Nikita Khrushchov, protagonistas da Crise dos Mísseis, considerado um dos episódios mais tensos da Guerra Fria.

Há muito tempo tenho a ideia de escrever este post, fazendo uma espécie de guia para quem deseja conhecer um pouco mais de história, ciência e geografia de maneira interativa e divertida. Segue então um pequeno e singelo roteiro para orientá-lo nessas “crônicas terrenas”. Vejamos por onde começar…

… Primeiro, voltemos ao mais remoto passado para conhecer como o nosso planeta se formou, e como tudo começou, antes mesmo do aparecimento do homem (NC 144 — História da Terra).

Pinturas rupestres expostas no complexo de cavernas de Lascaux, na França.

Depois, saiba como nós, seres humanos, chegamos a esse grau de desenvolvimento, e conheça a teoria da evolução da espécies (NC 249 — Evolução Artificial da Seleção Natural).

Na aurora da civilização, vamos divagar sobre a magnitude dos grandes impérios de antigamente, incluindo os egípcios (NC 319 — Causos e Areias do Egito Antigo), os gregos e os persas (NC 57 — This is Sparta) e os macedônios (NC 510 — Alexandre Magno), pulando logo em seguida para o esplendor da República e do Império romanos (NC 41 — Todos os NerdCasts Levam a Roma) e conhecendo seus inimigos (NC 308 — Aníbal Barca), para enfim descobrirmos como os bárbaros derrubaram essa civilização ancestral (NC 532 — Eles São Bárbaros).

Necrópole de Gizé, Egito.

Ainda no mundo antigo, deslizamos para o Oriente de maneira a observar os mitos de formação do Japão (NC 95 — Quem tem Koku, tem Edo) e a expansão do império mongol (NC 177 — A Fúria Mongol de Gengis Kan). Na mesma época, analisamos as armas de guerra primitivas, que já nem eram tão primitivas assim (NC 162 — Máquinas de Guerra da Antiguidade).

Chegando na Idade Média, conversamos sobre o período das Trevas (NC 279 — Altas Confusões da Idade Média) e os furiosos Vikings (NC 555), e logo a seguir divagamos sobre o Rei Arthur, Robin Hood e os mitos de formação da Grã-Bretanha (NC 518 — Rei Artur: História e Mito) e (NC 648 — O Bom Ladrão). Chegando na Baixa Idade Média, analisamos a biografia de William Wallace (NC 461 — O Verdadeiro Coração Valente), falamos sobre as sobre as Cruzadas (NC 191), os Templários (NC 349 — Ordens Medievais), a Guerra dos Cem Anos (NC 392) e a conturbada Guerra das Rosas (NC 437).

Tapeçaria de Bayeux. Peça de arte do século XI.

No alvorecer da Idade Moderna, desbravamos os sete mares (NC 64 — Os Verdadeiros Piratas do Caribe), testemunhamos o período das Luzes (NC 407 — A Aurora do Renascimento), presenciamos as Grandes Navegações (NC 627), discutimos sobre a Reforma Protestante (NC 574) batemos um papo sobre o poderoso e polêmico Napoleão Bonaparte (NC 289) e em seguida analisamos as revoluções americana (NC 336) e francesa (NC 442). Chegando ao Brasil do século XIX, contaremos algumas histórias autorizadas e não-autorizadas de Dom Pedro II (NC 172 — Histórias do Brasil Império).

Ainda no século XIX, trocamos uma ideia sobre a Revolução Industrial (NC 487), a expansão para o Oeste (NC 593), a monarquia britânica (NC 502), máquinas de guerra modernas (NC 333) e, logicamente, a Belle Époque (NC 567).

Principiando o século XX, nossas atenções estão voltadas para as grandes invenções (NC 287 — Os Grande Inventores e NC 216 — Edison x Tesla) para a Revolução Russa (NC 202 — Montanhas, Roletas e Revoluções) e para a I Guerra Mundial (NC 139 — WWI).

Raising the Flag on Iwo Jima, uma das fotografias mais famosas (e controversas) da história.

Para entender a Segunda Grande Guerra, abordamos o crescimento do partido nazista (NC 299), a evacuação de Dunkirk (NC 578) a Campanha no Pacífico (NC 524), a invasão da Normandia (NC 257), a Batalha de Stalingrado (NC 474) a aviação em tempos de guerra (NC 39 — Senta a Pua), a tentativa de assassinar Hitler (NC 148 — Operação Valquíria) e encerramos com a construção da bomba atômica (NC 244 — A Alvorada da Era Nuclear).

Com o começo da Guerra Fria, temos contos de espionagem (NC 109 — Top Secret), Revolução Cubana (NC 234 — Cuba Libre Pero no Mucho), Guerra da Coreia (NC 353 — Coreia Style), Guerra do Vietnã (NC 118) e o acirramento da corrida espacial (NC 173 — O Último a Chegar na Lua É Mulher do Padre).

Operação Crossroads, testes nucleares americanos.

Vemos a situação tensa no Brasil (NC 185 — Ditadura Militar) e regressamos à América para debater sobre a máfia (NC 157 — Máfia, Ormetá e Vendetta), e conversamos sobre a polêmica Guerra das Malvinas (NC 303). Quase chegando ao século XXI, falamos sobre a redemocratização do Brasil (NC 543), a questão árabe-israelense (NC 529) e o conflito nos Bálcãs (NC 640), culminando com o ataque às Torres Gêmeas e a morte de Bin Laden e a nova era do terrorismo? (NC 259 e NC 178).

Continuando nossa viagem, entramos no campo da especulação, discutindo sobre o holocausto nuclear (NC 65 — Depois do Fim do Mundo). De lá, vamos direto para o futuro, trocar uma ideia sobre ficção-científica (NC 298) e, por fim, para rever tudo de novo, baixe os dois programas sobre viagem no tempo (NC 20) e (NC_331).

Vale também conferir os programas sobre a história do comércio (NC 468 — Do Escambo ao E-Commerce) e os dois sobre história alternativa (NC 79 e NC 451).

--

--

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr

Escritor, jornalista, professor universitário (curso de extensão, mas tá valendo), blogueiro, podcaster, filósofo de botequim e PHD em contar piadas sem graça.