Minipod Contos #12 | Crônicas de Cinzas, de Paulo Bayer

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr
Published in
3 min read5 days ago

Salve, salve, galera. Mais um Minipod Contos no ar!

No programa de hoje, analisaremos o prólogo e parte do primeiro capítulo do romance “Crônicas de Cinzas”, do autor Paulo Bayer. Nesse trecho, somos transportados para a cidade de Rubira durante um terrível incêndio. No meio do fogo, uma estranha criança é encontrada entre as chamas, sem ser ferida por elas.

Crônicas de Cinzas” está neste momento em pré-venda no site da editora Flyve, neste link. Quem quiser retirar o livro presencialmente na Bienal de São Paulo, no estande da Flyve, não paga frete. Basta utilizar o cupom BIENALSP. Confira abaixo os brindes exclusivos da pré-venda.

TELEGRAM

Escute e comente direito no nosso canal do Telegram, clicando aqui.

DOWNLOAD

Baixe aqui o programa (clique com o botão direito e aperte “Salvar Link Como”)

AGREGADORES

• Escute no Spotify clicando aqui.

• Ouça no Anchor clicando aqui.

• Confira no Deezer, aqui.

• Siga no Podbean, aqui.

• E no Amazon Music, aqui.

CRÔNICAS DE CINZAS, por Paulo Bayer

A acalorada noite daquele último ciclo seria lembrada de diversas maneiras.

Os eventos ocorridos na grande cidade de Rubira seriam vistos pelos pobres como uma das maiores tragédias já presenciadas, pelos ricos como um episódio lamentável, e pela nobreza como uma oportunidade para agir e recuperar sua popularidade. Trovadores comporiam sobre a grande ironia do momento em que as ruas reluziram com a mesma cor e intensidade dos lustrosos rubis que traziam tanta riqueza à cidade.

Para um observador nas distantes montanhas, por toda a noite pareceria que o lugar havia sido transformado neste raro minério escarlate, devido ao brilho avermelhado que emanava de cada casa, armazém e edificação. Algum bêbado andarilho certamente correria em direção ao incêndio, supondo se tratar de um festival de luzes, apenas para se defrontar com o calor de dentro das muralhas de Rubira. Um calor que consumia vigas, derretia praças e devorava pessoas.

📗 Leia o texto completo aqui

Biografia

Bacharel e licenciado em História, pela Universidade Federal do Paraná, graduado em Relações Internacionais e Comércio Exterior, Paulo Bayer é escritor desde que aprendeu a ler e se deslumbrar com as maravilhas da ficção. Já teve contos publicados em antologias e revistas, como na Histórias Extraordinárias, Fractais, Brevidades e Brasil Despedaçado. Formado no curso de escrita criativa Ferramentas e Teorias da Ficção, já foi roteirista e produtor de um jogo de RPG para o Núcleo de Estudos Mediterrâneos da UFPR e participou de podcasts como o Clube da Oficina Literária, Escrita Livre e Papo na Estante. Hoje, produz conteúdo literário em sua conta no Instagram e TikTok, em @paulo__bayer.

Brindes exclusivos da pré-venda

Digitais:

- E-book do Crônicas de Cinzas (2 livros por 1!);
- Conto extra de um dos personagens (chamado O Deus Rastejante);
- Fichas de RPG dos personagens para jogar;
- Wallpaper da arte da capa em 4K;
- Mapa da aventura.

Físicos:
- Cartão-postal colecionável (com easter egg);
- Marca-páginas;
- Botton do Filho do Demônio

--

--

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr

Escritor, jornalista, professor universitário (curso de extensão, mas tá valendo), blogueiro, podcaster, filósofo de botequim e PHD em contar piadas sem graça.