Minipod Contos #9 | O Fardo de Prometeu, de Rodrigo Pontes

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr
Published in
2 min readJan 15, 2024
Chapada dos Veadeiros, cenário de "O Fardo de Prometeu". Imagem gerada por IA pelo diretor de arte Rafael Pinho.

Salve, salve, galera. Mais um Minipod Contos no ar!

Neste programa, analisaremos “O Fardo de Prometeu”, de Rodrigo Pontes. O texto conta a instigante história de um homem que descobriu — meio que por acaso — a cura para o envelhecimento, mas desapareceu da face da Terra. Décadas depois, um cientista encontra uma pista e vai atrás desse sujeito que é tido como uma lenda para os pesquisadores modernos. O final é surpreendente — e nos faz refletir sobre o lado negro da ciência e da tecnologia.

TELEGRAM

Escute e comente direito no nosso canal do Telegram, clicando aqui.

DOWNLOAD

Baixe aqui o programa (clique com o botão direito e aperte “Salvar Link Como”)

AGREGADORES

• Escute no Spotify clicando aqui.

• Ouça no Anchor clicando aqui.

• Confira no Deezer, aqui.

• Siga no Podbean, aqui.

• E no Amazon Music, aqui.

O FARDO DE PROMETEU, por Rodrigo Pontes

Minha imortalidade é uma dádiva que deve ser protegida a qualquer custo. Por isso eu me isolei do mundo, mas também por isso agora envio esse pedido de ajuda. Vocês podem me chamar de Prometeu e, apesar do que diziam, eu sei que fui o primeiro ser humano a ser curado do envelhecimento. Eu tive que fugir, mas agora preciso que alguém venha me ajudar. Quando fugi, dirigi por centenas de quilômetros, subi a serra até onde o carro conseguia ir. Ser imortal me permitiu maratonar por trilhas esquecidas em indas e vindas trazendo todo o equipamento até essa caverna esquecida no meio da Chapada que tornou-se meu lar. Vivo aqui, há décadas, com a mesma aparência de quando tinha vinte e cinco anos. Mas agora alguém me persegue e eu tenho que sair logo daqui. Tenho medo. Eu não envelheço, mas posso morrer assassinado como qualquer um. Tenho medo de não conseguir fugir de quem me persegue e, caso essa catástrofe aconteça, preciso dizer ao mundo como é ser imortal. Sei que outros me invejam e querem ter um pequeno lampejo que seja de como é ser eu. Vou enviar minha mensagem ao mundo antes que o mundo me esqueça.

📒 Leia o texto completo aqui

Biografia

Meu nome é Rodrigo Pontes e sou autor iniciante de ficção especulativa. Meu primeiro romance é uma ficção científica contemporânea chamado “As Neurofiandeiras de Val”. Também escrevo contos que se alternam entre realismo, realismo mágico, fantasia e ficção científica.

Você pode ler meus outros contos através da minha página no site Confabulistas, onde você também encontrará links para a compra do meu livro em formato digital e físico. Eu não mantenho redes sociais, mas pelo Confabulistas você pode acompanhar novidades de minha criação literária.

Website.

--

--

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr

Escritor, jornalista, professor universitário (curso de extensão, mas tá valendo), blogueiro, podcaster, filósofo de botequim e PHD em contar piadas sem graça.