Um guia prático para a carreira literária

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr
Published in
4 min readMar 16, 2019

Frequentemente, as pessoas me perguntam, seja pelo Twitter, Facebook, Instagram ou email, se eu tenho dicas para escrever e/ou publicar um livro. Bom, em primeiro lugar o que sempre falo é que cada um deve encontrar o seu próprio método, e que eu, pessoalmente, não me considero à altura para dar lições a ninguém.

Contudo, a experiência de outros escritores (sejam eles publicados ou não) pode, sim, nos acrescentar, por isso costumo, sempre que posso, participar de podcasts que abordem o tema, não para dar dicas, exatamente, mas para transmitir a minha experiência.

Decidi, então, publicar este artigo como um guia prático para expor esse material, a quem interessar possa.

CANAL NO TELEGRAM

Mantenho um canal no Telegram, focado em literatura e escrita. O projeto surgiu em 2020 e hoje conta com mais de 10 mil participantes, que se ajudam e conversam sobre o tema. Para participar — é totalmente gratuito —, só acessar aqui.

MINIPOD LITERÁRIO

Eu o Thiago Cabello, meu parceiro neste projeto, nos reunimos para ler, discutir e comentar os emails enviados pelos nossos ouvintes. No ar toda quinta-feira no nosso canal do Telegram e toda sexta-feira nos agregadores de podcasts.

OUTROS PODCASTS

Grande parte da minha filosofia de trabalho está contida em nove podcasts. São eles:

Nerdcast 215. Eu e o Yabu falamos sobre técnicas de criação e publicação
Papo na Estante 21. Destrinchando a famosa Jornada do Herói
Cabuloso Cast 31. Bate-papo sobre estrutura da trama, com Eric Novello
• Geek Talk. Método de trabalho e originais. Clique aqui para baixar
Iradex 06. Ferramentas motivacionais, críticas e ações pós-publicação.
PnE 04. Interação com o público e pesquisas históricas para livros.
NerdCast 379. Postura profissional, pró-atividade e busca por editoras.
DS 12. Escrita Criativa, com L. E. Matta, Leonel Caldela e Affonso Solano.
DS 16. Escrita Criativa, com Eric Novello, Ronize Aline, Marcelo Amaral.

ENTREVISTAS

Você também pode conhecer mais sobre o meu processo de criação e a trajetória das minhas obras em uma série de entrevistas, disponíveis no YouTube:

TEXTOS

Outro material que pode ajudar é a apostila que uso no meu curso de Estrutura Literária. Ela foi desenvolvida mais como um guia para os meus alunos durante a aula, mas pode ser útil mesmo para os que não fizeram ou não podem (pela distância) fazer o curso, especialmente os arquivos correspondentes aos arquétipos e à jornada. Essa apostila pode ser baixada neste link, em pdf.

LIVROS

O livro que eu mais recomendo — na verdade, que foi essencial para a minha formação — é A Jornada do Escritor”, do Christopher Vogler. Como trata-se de um livro de consulta, aconselho aos que realmente desejam seguir a carreira literária a comprá-lo em papel, porque ele será muito útil (na minha opinião) em diversos momentos da sua trajetória.

Sendo um grande admirador do Joseph Campbell, indico também as seguintes obras dele: O Poder do Mito”, “O Herói de Mil Faces” e a série “Máscaras de Deus”, volumes 1, 2, 3 e 4.

Uma outra obra muito boa, focada exclusivamente em diálogos, é Dialogue”, de Gloria Kempton. Só existe a versão em inglês, mas vale a pena. Eu aconselho a comprar na Amazon.uk, que em geral sai mais barato que a sua contraparte americana.

Outros livros que recomendo:

LEITURA CRÍTICA

Uma vez encerrada a sua obra, é aconselhável (essencial, eu diria) recorrer a um profissional de leitura crítica, que poderá avaliar o seu trabalho, sugerir mudanças e apontar defeitos.

Recomendo fortemente os serviços da Oficina Literária, capitaneada pelo acadêmico Thiago Cabello. Clique no link acima e peça um orçamento gratuito.

CURSOS

Os cursos que recomendo são: Ferramentas e Teorias da Ficção e a Oficina de Contos.

LINKS

Fora o meu material, seria bacana estabelecer o hábito de escutar podcasts literários. O Ghost Writer e o Papo na Estante são opções fabulosas. No Iradex #9, o escritor gaúcho Leonel Cadela é entrevistado por PH Santos e conta a sua experiência na área. Vale muito a pena conferir.

Os seguintes artigos (abaixo) também valem ser lidos. São de autores diferentes, cada qual com sua visão sobre vários aspectos do mercado literário e dicas de publicação, criação, etc:

Imperdível! Sete dicas de escrita do mestre Ernest Hemingway
Stephen King dá 22 valiosos conselhos para escritores novatos
Rotina de 13 escritores e o que fazem para continuar escrevendo
Cinco conselhos de como escrever bem com C. S. Lewis
Cinco pontos do método de escrita de J. R. R. Tolkien
8 Conselhos literários para NÃO serem seguidos, por Eric Novello

--

--

Eduardo Spohr
Eduardo Spohr

Escritor, jornalista, professor universitário (curso de extensão, mas tá valendo), blogueiro, podcaster, filósofo de botequim e PHD em contar piadas sem graça.