Combate Múltiplo no DW — Parte 1

Alisson Vitório
Dungeon World Magazine
5 min readOct 1, 2015

--

O Rótulo Horda — Quando os números assustam!

Em algum momento de sua vida de aventureiro você lidará com ninhos abarrotados de aranhas gigantes, goblins que saltam às dezenas de túneis — enlouquecidos por terem seu covil invadido — , incontáveis esqueletos que despertam para proteger seu amo.

Muitos jogos lidam com situações de combates contra múltiplos ou inúmeros oponentes de maneira complicada demais. Você precisa contabilizar centenas de pontos de vidas, rolar vários dados, riscar caixinhas para acompanhar os inimigos vencidos…

O Dungeon World lida com isso de maneira muito simples — Horda é um único rótulo que carrega significado para ficção e a mecânica simples dos movimentos faz o resto. Apresentarei nesse artigo a proposta do livro, esclarecendo o que é o rótulo Horda, e algumas customizações para agrupamentos e situações diversas para combates múltiplos.

No DW, o rótulo é atribuído ao monstro, havendo nas várias categorias, os que informam como ele se organiza em grupos, vejamos o rótulo Horda:

Horda: onde existe um, existem mais. Muitos mais.

O monstro que possua esse rótulo traz para a ficção a ideia de que há vários dos seus rondando pela área, podem até aparecer em pequenos grupos, mas quando a coisa se complicar haverá MUITO mais deles por perto. Isso não quer dizer que a ficha do monstro represente um agrupamento, mas sim as estatísticas de um único indivíduo. Como podemos ver nesse exemplo:

Logo, ao enfrentar, oito, dez, vinte goblins, os heróis precisarão derrotá-los um a um, ou se fizer sentido na ficção (golpear com uma espada gigante, atirar várias flechas ao mesmo tempo, lançar uma Bola de Fogo), atingi-los com um único ataque (engatilhando Matar e Pilhar, Disparar, Conjurar, etc). Isso já é descrito no próprio livro:

Se a ação que engatilha o movimento puder de alguma forma ferir vários alvos, role uma vez e aplique o dano a cada um deles (cada um utiliza sua própria armadura).

No DW, enfrentar criaturas em grande número é realmente perigoso, mesmo para aventureiros veteranos. Lembrando que:

Se múltiplas criaturas atacarem ao mesmo tempo, role o dano mais alto dentre elas, e some +1 para cada monstro além do primeiro.

É normal os jogadores quererem desafios e combates de igual para igual (principalmente os que vieram dos jogos mais tradicionais), entretanto, caro MJ, ao seguir a ficção deixe bem claro: desafiar um número crescente de inimigos pode ser mortal.

Exemplo de jogo:

MJ: Guerreiro, até agora todas as informações que o ladrão conseguiu sobre essa ruína abandonada, úmida e coberta de musgos, parecem ser verídicas. Se tudo der certo, o sonho de uma vida luxuosa se concretizará hoje.

Vocês avançam, e algo lhes diz que estão sendo observados. Uma pequenina criatura de pele ocre e orelhas pontudas se interpõe em seu caminho correndo atrás de uma espécie de rã com chifres. Assustada, ela pára e vocifera, gritando sons em alguma língua. O que vocês farão?

Ladrão: Estranho, pensei que essas ruínas estavam abandonadas. — Reconheço tal criatura? Diz o jogador. Acho que é um Falar Difícil né? Rolando +INT… Consegui um 8.

MJ: Não há dúvidas que se trata de alguma criança goblin.

Ladrão: Deixem o pequeno em paz, está apenas assustado, vou aplicar uma pequena dose de sonífero nele por precaução…

Paladino: Sonífero? Pra que desperdiçar isso com uma criaturinha débil e sem fé dessas? Quer apostar que eu o mando daqui pro inferno com minha besta? — Aponto com um sorriso no rosto e disparo. Rolando +DES… Deu 11!!!

Ladrão: NÃO! Seu sádico maldito!

MJ: O pequeno goblin age por reflexo e levanta o braço ao tentar se proteger do projétil, o virote da besta atinge em cheio sua frágil mão, arrancando-a e o ferindo no peito. Ele chora, e se arrasta para longe do paladino.

Guerreiro, os soluços do pequeno goblin são emudecidos por cerca de vinte olhos furiosos, brilhantes, que os cercam e os espreitam na escuridão. O que você vai fazer?

Guerreiro: Corram seus tolos!

Paladino: NÃO. Não vou correr, eu vivo à beira dos portões do metal eterno! Onde ninfas me conduzirão à terra prometida depois de uma vida de sacrifícios. Eu morro! Eu vivo! Eu morro de novo!

MJ: Oh… Uma dezena de goblins se amontoa sobre você paladino, armados com o que podem carregar — pedras, punhais enferrujados que encontram pelo caminho, pedaços de madeira pontiagudas (normalmente os goblins usam lanças, como pode ser visto em sua ficha no livro, mas lembre que o dano informado é “quantidade de dor que a criatura é capaz de infligir de uma vez”, então eles causarão d6 de dano, com as pedras, pedaços de madeira, etc). Eles vociferam, babando de ódio pelo assassinato da criança, golpeando loucamente. O que você vai fazer? (aqui o MJ está fazendo um dos seus movimentos de forma suave “Usar um movimento de monstro, perigo ou local: Avançar!”, é o anúncio de que algo ruim está prestes a acontecer, vindo dos goblins)

Paladino: VENHAM criaturas débeis! Mostrarei que o lugar de vocês, não é neste mundo!!! AAHAHAHAH! — Dizendo isso e mostrando feições de um lunático, manejo meu martelo para esmagá-los, acho que consigo atingir mais de um deles não é? Já que estão se amontoando sobre mim?

MJ: Com certeza, mas vamos lá descobrir o que acontecerá, sua descrição engatilha um Matar e Pilhar, role +FOR!

Paladino: Rolando… Chupa malditos! Um 9! Rolando meu dano… 8! AhahahahaAHAHAHAHHAHAHAHhahahahAHHAHAH!!!

MJ: Nossa, role o dano dos goblins, 1d6+9, pois são dez deles.

Paladino: Oh… merda… Fuck… caras, vocês não vão acreditar, deu 6… Tomei 13 de dano (15 menos 2 da armadura), como já estava ferido fiquei apenas com 3 PVS… Amigos? Amigos? Senhora?

MJ: São muitos sobre você, muitos! Um deles arranca um pedaço de sua orelha com uma mordida, seu rosto é arranhado, seu corpo é cortado, machucado por pedras, você mata 3 deles, esmagando-os (como fez sentido na ficção, foi possível atingir mais de um goblin de uma vez, o dano do Paladino é causado igualmente entre os três goblins, sendo suficiente para matá-los), enquanto os outros tentam derrubá-lo segurando em suas pernas. Por um canto de olho você enxerga uma outra dezena de goblins vinda ao seu encontro, enquanto a mãe da pequenina criança goblin chora, segurando o filho nos braços… E agora Paladino, o que você vai fazer?

Paladino: GULP! *engolindo seco

No próximo artigo veremos um combate mais cinematográfico e heroico com um novo rótulo de organização: Enxame

Leiam em breve:

COMBATE MÚLTIPLO — PARTE 2. Um Berserker contra 100 soldados!

--

--