Famosa cena de Gatts contra os 100 soldados

Combate Múltiplo no DW: Parte 2

O Guerreiro contra 100 soldados!

Alisson Vitório
Dungeon World Magazine
5 min readNov 11, 2015

--

A situação acima ilustra uma cena cujo desafio seria impossível de lidar num confronto direto, ainda mais se você considerar que eles poderiam se organizar como uma Horda. A proposta do DW é de apresentar perigos onde a ficção realmente importa, então, o provável resultado do combate direto contra os 100 soldados seria um só: Morte certa.

E se os jogadores desejassem algo mais heroico e brutal?

Para responder a essa pergunta farei referência a um trecho do Guia do Dungeon World - que tem provocado uma certa confusão nos leitores - nele o autor se utilizou de um rótulo de monstro, criado para trazer significado na ficção de um novo agrupamento em forma de Enxame:

“Utilize vários inimigos como um enxame”

Se você precisa ameaçar os personagens dos jogadores com uma grande quantidade de inimigos, dê ao grupo uma grande quantidade de pontos de vida e quando estes pontos de vida se esvaírem, eles são dispersados ou mortos. Na ficção você trata cada enxame como um atacante separado e os mata — alguns poucos pontos de vida cada. Quando o guerreiro brande a sua espada e causa 8 de dano, ele na verdade está matando uns três ou quatro inimigos. Subtraia 8 da reserva de pontos de vida do enxame.

A confusão se deu porque muitos jogadores acreditaram que o rótulo criado pelo autor do Guia do Dungeon World fizesse parte do livro básico do jogo. Rótulos são ferramentas do DW e podem ser criados para trazer significado a ficção de uma forma bastante elegante.

Ao utilizar e criar um rótulo deve-se lembrar que ele carrega todos os princípios e objetivos do jogo, ultrapassando uma mera questão de aplicações mecânicas.

CRIANDO MONSTROS: ENXAME

Quando precisar de estatísticas de jogo para o Enxame (rótulo de organização), utilize como base monstros com os rótulos Grupo ou Horda. Em seguida use a série de questões abaixo para estabelecê-las. Responda a cada pergunta de acordo com os fatos imaginados e estabelecidos. Não as responda em voz alta para que os outros ouçam, apenas anote as respostas e as características listadas junto a elas.

Como ele normalmente caça ou luta?

  • Em grupos enormes: Enxame

Qual o volume do enxame?

  • Enche um salão: Esquadrão (+m[2d6] de dano, +10 PVs, Armadura +1);
  • Ocupa uma ponte: Tropa (+m[2d8] de dano, +15 PVs, Armadura +2);
  • Mal dá pra contar!: Batalhão (+m[2d10] de dano, +20 PVs, Armadura +3);

OBS: Como vimos no Dungeon World, a simbologia m[2d6], significa: role dois dados de 6 lados e utilize o melhor resultado. Logo, você faz a rolagem e soma esse melhor resultado ao dano.

Ok, vamos ao exemplo dos 100 soldados goblins e como criá-los:

  1. Utilizaremos como base um goblin com o rótulo Horda:

2. Como se trata de uma centena de soldados goblins enlouquecidos, decido que o volume do enxame “Mal dá pra contar” é mais adequado e adiciono o rótulo Batalhão, cujos modificadores são — Dano: +m[2d10], PVs: +20, Armadura +3. Eis versão final:

Observe que ao seguir a ficção, você enfrentará uma quantidade absurda de inimigos, e isso representa uma oportunidade de ouro para o MJ realizar movimentos pesados. Apesar de ser apresentado como um único inimigo, o enxame não deixa de representar uma ameaça MUITO perigosa.

EXEMPLO DE JOGO (baseado em rolagens reais)

O paladino ficou para trás, seus gritos de dor sumiam enquanto o Guerreiro e o Mago se afastavam, fugindo dos goblins enfurecidos. Eles não estavam muito distantes da saída, isso era certo, já que uma leve brisa lhes tocara o rosto desde que passaram pelo último túnel marcado no mapa…

Foi quando o Mago gelou.

Cem soldados goblins os esperavam…

Os olhos treinados do guerreiro o conduziram ao abrigo num movimento rápido, quando incontáveis flechas voaram em silêncio, mas seu parceiro arcano não teve a mesma sorte — fora atingindo em cheio e agora sofria espasmos com um virote atravessado no pulmão. O sangue dele escorria cada vez mais pelos vincos do chão escuro, como se fosse uma ampulheta em contagem regressiva para a morte.

O guerreiro preparou seus machados, sabia que não tinha tempo para reflexões, afinal, seu amigo mago contorcia-se enquanto afogava em seu próprio sangue... Era bater ou correr. Se ele morresse hoje, seria em um combate glorioso sobre pilhas de cadáveres.

Nota do MJ: Em conversa com o jogador decidimos que essa batalha deveria ser incrível. Como MJ deve pensar perigosamente, mas também ser fã dos personagens. Decidi criar o agrupamento com o rótulo Enxame. Claro que o PJ poderia lidar com a situação de diversas maneiras, mas O Guerreiro de nível 10 queria ver sangue e utilizar todos seus recursos.

Uma centena de soldados goblins sorriu, risinhos irônicos, gargalhadas histéricas. Eles eram um exército contra um homem. Seria fácil demais. Avançaram disparando flechas — provavelmente envenenadas — enquanto os mais fortes brandiam espadas enferrujadas. (Movimento do MJ — “Usar um movimento de monstro, perigo ou local”).

Com músculos tensionados pela ira, o guerreiro lançou-se erguendo seu escudo e girou em torno do seu próprio eixo em um movimento acrobático que ele apelidara de “bola de ferro”. As flechas ricochetearam, despedaçaram-se contra a armadura da máquina de guerra, mas seu amado escudo desintegrou-se após ser alvejado tantas vezes. (Defender engatilhado, gasto de 1 Domínio para reduzir o dano pela metade. 1 de Domínio para causar dano igual a seu nível, 10. Perfeição com Armadura engatilhada, reduz a maior parte do dano recebido, mas sacrifica 1 de Armadura)

Marcado com cortes superficiais, o guerreiro aterrissou entre os soldados goblins ouvindo seus gritos ecoando (Ainda sob consequência ficcional das escolhas feitas pelo Defender engatilhado)

A matança começara.

Entretanto o guerreiro notou algo errado ao sentir sua visão obscurecer, os braços e pernas trêmulos diziam que seu sangue estava envenenado. Os goblins aproveitaram a deixa para cravar lanças e espadas enferrujadas no herói.

Não dava pra saber quanto tempo havia passado quando o guerreiro saiu da caverna vitorioso, dando as costas para os 100 goblins espalhados pelo caminho, como se formasse um corredor de morte. Resoluto, deu alguns passos a mais, olhando para o horizonte emoldurado por um belo entardecer, sentindo as dores do seu corpo desfigurado.

Uma pergunta inesperada lhe veio a mente… Onde estaria o Ladrão?

A seguir:

Combate Múltiplo no DW: Parte 3 — Inimigos como parte do ambiente! (ou, Fuja! Fuja Ladrão!)

--

--