Guia rápido e prático para ficar imerso no caos

DZ Estúdio
dzestudio
Published in
4 min readJan 31, 2020

por Lucas Kircher, Planejamento Criativo na DZ Estúdio

A ideia deste texto é facilitar a vida de quem acordou em uma manhã e se deu conta que existe conteúdo demais na internet para um só dia. Mais especificamente, é um texto que compila pessoas, canais, empresas e outras fontes de informação para assinar, seguir e consumir, sem precisar rolar eternamente em um feed de rede social, ou pelo menos fazer isso com um pouco mais de eficiência. Este guia foi pensado para trazer fontes de informação mais saudáveis, fora das grandes redes sociais e do consumo intoxicante em que muitas vezes nos vemos presos.

Olhando para a “Pirâmide de Mídia”, nosso foco são os canais do meio que cabem nos micro-momentos do dia e que são um misto de consumo rápido com informação relevante, uma recomendação do trabalho para a vida e vice-versa.

(Media Pyramid com a sugestão de consumo de cada tipo de mídia no dia)

Vamos organizar esse guia em alguns momentos para a rotina de um dia.

Acordei, o que aconteceu?

  • Existem muitos jornais que incluem as principais notícias do momento em newsletters rápidas de consumir e que chegam bem cedo pela manhã. Para um momento em que o jornal em papel respira por aparelhos e os portais de notícias se tornaram excessivos em conteúdo diverso, é ótimo ter uma curadoria que separa o joio do trigo.

Algumas recomendações: MeioEl PaísNexoThe New York Times

(A newsletter do Meio chega às 8h, feita para ler durante o café)

Liguei o computador e peguei o meu café.

  • Uma boa seleção de empresas de pesquisa ou revistas online dão uma dose de novidade para começar o dia com um novo relatório, um webinar, uma nova campanha ou alguma nova diretriz de rede social. De certa forma, esse é um bom banho gelado para acordar e tocar o dia, e você pode escolher receber em newsletter ou ir direto para o site — *social media free*.

Algumas recomendações: Think with GoogleWiredTrendWatchingGlobalWebIndexWe Are SocialThe Outline

(As principais notícias da principais redes na newsletter do We are Social)

Chegou o briefing, mas faltou a inspiração.

  • Às vezes o que falta para iniciar o trabalho é ter aquela dose de referência necessária para direcionar um pensamento. Muitos bons estudos de caso, frameworks e blueprints aparecem durante todo o dia, só é preciso a isca correta e um pouco de paciência. A receita é seguir um misto das pessoas certas no Twitter com um pouco mais de Newsletter e um toque de canais do YouTube.

Algumas recomendações: Scott GallowayJulian ColeMark PollardFaris YakobStatistaWARCParece ÚtilGartnerAds of the World99u

(Altamente recomendado seguir o Prof. Galloway)

É hora de voltar para casa.

  • Para o momento pós-trabalho, a recomendação é fazer uma leve descompressão dos assuntos do dia com alguns conteúdos que ficam no limiar do entretenimento. Podcasts para o caminho da volta, uma série mais “cabeça” na Netflix e aquela última olhada no Twitter para não perder o hábito.

Algumas recomendações: Código AbertoAnticast Mamilos Abstract Slingshot Print the LegendCapital CMinimalism

(Anticast para um mergulho mais profundo em temas que estão em alta no país)

Como o título diz, esse é um guia rápido mas, mais do que isso, pode ser um primeiro passo para uma rotina de atualizações e referências mais profunda, de acordo com o gosto do freguês. O grande aprendizado que se pode tirar dele é: cada vez mais estamos acostumados com a lógica de feed que as redes sociais popularizaram e que viraram a principal forma de atualização no dia a dia, mas a expansão e loucura dos algoritmos acabou revelando a persistente necessidade de curadoria que os fóruns, blogs e newsletters tinham e ainda têm, e que tanto facilitam a vida. Hoje, a fórmula desses canais diretos não mudou muito, mas se tornou ainda mais ampla e rica, com grandes jornais e mentes recheando os canais proprietários com conteúdo que pode nos ajudar a olhar para o caos de informação e achar uma trilha para seguir.

Recomendação bônus!

Alguns bons perfis para seguir no Twitter: BBC News BrasilDavid BillerLucas RohanMIT Media LabJason KintJon Erlichman

Para saber mais sobre a DZ, é só seguir a gente no Instagram, Facebook ou Linkedin.

--

--