Reflexões para um 2020 de trabalho mais consciente

DZ Estúdio
dzestudio
Published in
3 min readDec 20, 2019

por Aline Bohn, Vibe Manager da DZ

Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Não acredito em fórmulas mágicas, imagino que vocês também não. Na minha humilde opinião, tudo tem a ver com contexto. Então já quero alinhar previamente que essas reflexões vêm de um lugar muito pessoal e privilegiado. Nem todos os contextos permitem e nem tudo faz sentido para todo mundo.

Escolhi cinco pontos para refletirmos sobre um trabalho mais consciente, no sentido de estar atento à nossa potência profissional, ao que precisamos fazer de forma bem prática e ao que podemos fazer além — por nós e pelo local em que estamos tendo essa troca.

Espero que alguma encaixe no seu momento de vida. :)

  1. Dialogue

Falta de comunicação é um dos fatores que mais causa ruídos profissionais. Com tantas ferramentas, tantos e-mails, a conversa olho no olho pode ser deixada como última prioridade, quando na verdade muitas vezes uma reunião bem feita e produtiva pode cortar muitos caminhos. Estabelecer momentos chave para trocas presenciais ajuda a trazer clareza para projetos e também cria o senso de time, que caminha junto e se entende durante o processo, garantindo entregas mais redondas. A dica também vale para questões de sinergia entre pessoas. Sinalizar algum comportamento que te causou desconforto é abrir espaço para melhorias nessa troca profissional entre colegas.

2. Busque soluções

No trabalho criativo, estamos sempre lidando com problemas e desafios de comunicação. Entender bem cada um desses problemas para chegar nas soluções é um processo. Em qualquer outra instância do trabalho, desde a resposta de um e-mail até uma reunião importante, se condicionar somente ao problema pode desfavorecer esse processo. É importante sim conhecer bem o problema e inclusive criar novos, mas a lente de como encarar um job muda tudo. Entrar num projeto com o otimismo de focar na solução é mais valioso do que ficar enredado e preso ao problema.

3. Se desenvolva

Encontre conteúdos que te atraiam e busque desenvolvimento. O futuro do trabalho nos leva para cenários cada vez mais desconhecidos e flexíveis. É preciso beber de fontes diferentes e ter vivências múltiplas. Todo conhecimento é válido e independente de onde você estiver trabalhando, os aprendizados ficam e ganham corpo em diferentes atuações profissionais.

4. Intraempreenda

É recorrente pensarmos em coisas que gostaríamos que fossem melhores no nosso trabalho. A provocação é para que a gente saia do modo pensante e aja. Identificar pontos de melhoria já é muito bacana porque mostra que estamos atentos e temos senso crítico, mas propor e criar é sobre nós. Quando queremos algo melhor, queremos também pra gente, não só para a empresa em que trabalhamos. Intraempreender pode ser um caminho legal para liderar projetos que fazem sentido pra gente. Podem, inclusive, fazer com que a gente se sinta mais conectado com o trabalho.

5. Escolha suas batalhas

Não existe relação só de flores. Sempre haverão os desafios, os desconfortos, aquela parte do trabalho que não gostamos tanto. Alguns jobs não serão tão legais, nem todas as reuniões serão produtivas e nem todos os feedbacks vão cair bem. Por isso, escolha as batalhas e foque energia onde faz sentido.

Já mapeou as tuas metas pra 2020? Conta pra gente!

Para saber mais sobre a DZ, é só seguir a gente no Instagram, Facebook ou Linkedin.

--

--