Ocanga

“Quando deixa de ser só eu para virar uma empresa”

Os desafios de um mercado que está em processo de transformação fragilizam a estrutura e o posicionamento do pequeno e micro empreendedor.

Criar um serviço que acolhe e transforma a história de pessoas que escolheram empreender, evoluindo o negócio com modelos mais rentáveis, inovadores e que geram mais impacto para o ecossistema em que se está atuando, é um trabalho que a gente quer e sabe fazer.

Esta é a história do Márcio.


A razão de ser de uma pessoa muitas vezes não se conecta com seu cargo ou profissão. Quando o Márcio chegou até aqui, na figura de um especialista de estruturas metálicas subcontratado por construtoras, ele só queria ter uma empresa. Um negócio próprio, com sua cara e seus propósitos.

É comum empreendedores não se empoderarem de todos os seus pózinhos mágicos, de suas qualidades especiais. Ao enxergar no Márcio todo seu potencial, rapidamente nos apaixonamos por aquela figura que sim, poderia ser um canal de humanização no ambiente hostil de uma obra. Pela doçura apresentada e profundidade de sua história, que ia muito além de um briefing, conectamos espiritualidade, sensibilidade e maestria artística ao processo:

“A estrutura interage com o ambiente e com as pessoas ao seu redor.”

O nosso processo de imersão nos universos que permeiam a engenharia explorou a importância da sensação de “pertencimento” nos espaços físicos. Criar uma morada é construir histórias, gerar memórias e conceber a conexão humana. É um processo que liga a alma ao corpo, que torna tangível o pertencimento em formas físicas.

O nome é um mantra. O processo de naming foi cuidadosamente estudado para ser coerente e ao mesmo tempo conectar com os valores de marca.

Assim, nasceu seu novo mantra. Oca, a morada. Anga, a alma. Do tupi, surgia OCANGA, a morada da alma.


O processo de construção de marca foi guiado por alguns pilares: o posicionamento da empresa, uma lógica de trabalho que acompanha toda a jornada do usuário e a necessidade de de uma marca forte e singular no mercado da engenharia.

Um símbolo cheio de significados; o começo do desdobramento de uma marca disruptiva

A consolidação de produtos e serviços, baseada nas etapas de vida do empreendimento, valoriza com clareza todas as especializações que a Ocanga e sua rede de parceiros podem prover. Trouxe também clareza para compreender a importância de construtoras terem parceiros especialistas para garantir a excelência do processo e entrega.

Foi a transformação de um engenheiro, expert em estruturas metálicas, em uma empresa especialista em patologias de edificações e estruturas. Com materiais comerciais, jornada de usuário e metodologia de investigação criadas para dar unicidade à nova marca e uma melhor experiência de interação entre o Márcio e seus clientes.

O trabalho da Ocanga abrange as diferentes etapas de vida de um empreendimento.

De posse integral de um novo discurso e materiais comerciais; com muito amor e criatividade para o desdobramento de sua filosofia de trabalho, Ocanga segue desbravando seu mercado.

Para contribuir com a integridade e evolução do novo modelo de negócio, sistematizamos os principais aspectos e estratégias em um manual. Veja uma parte dele.

Mais do que um acompanhamento, a Ocanga recebeu mentorias comerciais e financeiras, desenho das metas de crescimento, além da construção das estratégias comerciais e de lançamento.


“Foi um processo intenso, que me trouxe maior compreensão do lugar que ocupo no mundo e do lugar que quero ocupar. Foi muito interessante ver tudo o que pode ser construído com aquilo que considerávamos tão pequeno, ver tudo aquilo que estava disperso dentro da gente se aglutinando e dando uma forma única. Foi fundamental no processo, sentir-se amado, respeitado, visto, sem isso teria sido estéril. A DZN me ajudou a pulsar desejos, a ver possibilidades. Me colocou no limiar do que é ser empreendedor e com todas as ferramentas para trilhar esse caminho.”
Márcio Araújo, Fundador da Ocanga

Brandbook — O momento de consolidar o uso da nova marca e lembrar da essência de sua expressão.

Novos clientes, nova postura, gestão do impacto e crescimento comercial. Tudo isso graças a um processo que prioriza a autonomia e o crescimento, baseado em design, estratégia e amor.


Quer entender nosso processo de oxigenação de empresas? Conheça a história da PROS