Histórias de quem resolveu inovar no Brasil, como driblar a crise?

Lahid Baker
E agora?
Published in
2 min readJun 7, 2017

Muitas profissões tidas como as “profissões do futuro” se tornaram realidade, e outras que nem se imaginava surgiram. Com o avanço de tecnologias veio também a possibilidade de novos campos de trabalho e a disseminação da internet tem cada vez mais colaborado para a expansão de novas formas de emprego.

Em meio a crise financeira e política em que vivemos no nosso país, pensar no futuro pode ser confuso e assustador. Em uma pequena pesquisa feita com alunos da faculdade facha, 70% falaram que que pudesse saíram do Brasil para tentar a vida em outro país e desses 70%, nenhum tinha tido essa experiência anteriormente além de 30% não poderem sair do país por falta de dinheiro.

Pensando nessa porcentagem que não tem condições de buscar o “pote de ouro” em outro país e na minha própria experiência de vida, resolvi abordar aqui as novas possibilidades e carreiras que tem surgido de gente muito criativa que buscar melhorar em meio a crise e se reinventa com soluções inovadoras.

O ser humano sempre se adaptou para responder às necessidades do mercado, caso contrário ficaria à margem da sociedade, com a otimização das relações do homem com o mundo, novas necessidades foram criadas e, com elas, novas formas e meios de supri-las. O crescimento agora ocorre no meio digital, e como a rede, as possibilidades são infinitas.

Com a internet as pessoas ganharam a possibilidade de mostrar seus talentos e exercer suas profissões ou aptidões para milhares de pessoas, gerando visibilidade para sí ou para seu negócio.

O mais interessante no mundo digital é que você está diante de uma vitrine online onde você expor sua opinião e se fazer ser ouvido. Não por menos, cada vez mais estudantes sem oportunidades “convencionais” de carreira, buscam formas alternativas de construir seus currículos.

As histórias são diversas e de todo o país, a possibilidade do negócio online encurta as distâncias dando possibilidade das pessoas continuarem em seus estados e no país.

Buscando possibilidades na minha área, jornalismo, o leque abre cada vez mais. São inúmeras possibilidades que encontramos para nos reinventar dentro da nossa profissão e fugir do padrão, buscando também, informar seguindo seus próprios princípios, como os coletivos que fazem jornalismo independente.

Em meio a tantas opções, penso que meu dever é crescer no meu país e buscar e dar o meu melhor aqui, podemos driblar as dificuldades com criatividade, estudo e disposição.

--

--