Mas e quais são seus planos pro futuro?

O futuro é algo muito incerto. É impossível ter certeza de como ele será, mas, mesmo assim, muita gente os planeja em detalhes. No momento, meu plano é apenas me formar. Mas, muitos jovens que, como eu, estão próximos da graduação, já têm pretensões. E a maioria quer sair do Brasil.

Devido às condições político-econômicas do nosso país, os novos profissionais preferem deixá-lo para conseguir melhores condições no exterior. E esse foi o meu desejo por um bom tempo também. Hoje, já não tenho essa certeza.

Essa dúvida se dá, em parte, pelo fato de ainda não saber exatamente que caminho eu quero seguir na minha carreira. Mas também acho que me falta informação. Acho errada essa visão de que tudo será maravilhoso só porque é outro país. Tenho uma visão de turista sobre qualquer outro lugar, não sei como é a vida de fato.

Tomar como referência um caso de sucesso não é uma boa ideia, pois este é uma exceção. Sei que o caminho seria bem mais difícil, conseguir estabilidade no Brasil é algo muito mais certo, ainda que ele precise de muitas melhorias. Portanto, ainda preciso estudar muito antes de pensar em uma mudança dessas e se realmente gostaria dela. Ainda há muito para refletir.

Eu falei que o futuro era muito incerto.

Like what you read? Give Fernanda Hamaty a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.