--

Conselho da Cidade debate o Rio do futuro

06/10/2015
O Conselho da Cidade do Rio se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 6/10, para avaliar todas as aspirações do Visão Rio 500 até o momento. Junto com o prefeito Eduardo Paes e com o secretário de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, os conselheiros debateram a elaboração do Plano Estratégico 2017–2020 e as propostas já recebidas para os nossos próximos 50 anos do Rio.
Conforme observou o prefeito, a estratégia de abrir o Plano Estratégico da cidade para a participação popular é muito importante para enriquecer o processo democrático. Já o secretário Pedro Paulo fez questão de destacar que o Conselho da Cidade é uma espécie de ‘guardião’ do Plano Estratégico e que a participação do grupo é fundamental para que a própria cidade perceba que a oportunidade de mudar não é só um papel do poder público.
Durante o encontro, os conselheiros puderam avaliar, sugerir mudanças e propor novas ideias, dentro dos pilares que integram as discussões do projeto “Visão Rio 500”. Os participantes falaram sobre a regionalização de metas e sobre a importância de incluir no Plano o futuro de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Três pilares fundamentais nortearam as discussões: Educação, Saúde e Mobilidade. Na área do ensino, as escolas em tempo integral e professores com dedicação exclusiva foram os temas que receberam mais destaque, até mesmo porque uma das principais metas da Prefeitura é fazer do nosso ensino médio o melhor do país.
A ideia é promover mais dois novos encontros até março e seguir essa metodologia que usamos hoje, também para os indicadores e metas para 4 e para 8 anos. O objetivo da Prefeitura é investir no debate com um plano 100% colaborativo e fazer com que esse seja o documento mais participativo já feito para cidades.

--

--