Altcoins: o que são, como comprar?

Juno
e-juno
Published in
3 min readJan 22, 2019

Altcoins são criptomoedas ou tokens digitais, criadas a partir da tecnologia de protocolos digitais criptográficos, que alcançaram popularidade após o sucesso do Bitcoin. Apesar de haver ao menos oito protocolos de moeda digitais lançados antes do Bitcoin, ele foi um divisor de água, inaugurando um novo mercado.

Com a popularidade do Bitcoin e expansão do seu uso, novas altcoins começaram a surgir, trazendo melhorias ao protocolo Bitcoin, com novos recursos de segurança, novos métodos de mineração, taxas diferenciadas e transações mais rápidas.

Já existem 2071 altcoins listadas no site CoinMarketCap, algumas têm o mesmo papel do Bitcoin e inclusive são um fork da moeda, mudando pouco do código original. Existem, do outro lado, protocolos inovadores, de moedas que desempenham outras funções e contam com grandes novidades.

Uma das Altcoins mais famosas é o Ethereum, que não é apenas uma criptomoeda, mas sim uma plataforma descentralizada proposta no final de 2013 por Vitalik Buterin. Ele foi criado por meio de um financiamento online feito com Bitcoins, que ocorreu em 2014. Todas as transações feitas na rede são pagas com Ether — nome da moeda. A principal característica do Ethereum é ser uma plataforma de computação compartilhada.

Além dela, outros altcoins conhecidas são: dash, ripple, litecoin, monero, IOTA, entre outras. Apesar das diferenças de protocolo, uma característica comum entre as altcoins é o uso da criptografia e de um ledger distribuído entre determinados participantes (a blockchain).

As altcoins podem funcionar como moedas, servindo como meio de troca, unidade de valor e reserva de valor ou podem funcionar como tokens, assumindo inúmeras funcionalidades, como garantir acesso à produtos, representar participação em uma empresa e etc.

Com o grande número de Altcoins que existem atualmente, é importante que o investidor fique atento para não cair em nenhuma fraude. Uma das primeiras coisas que podem ser feitas antes de investir em uma altcoin com segurança é pesquisar no fórum bitcointalk sobre o projeto, a reputação de seus desenvolvedores e o histórico de entrega de seu roadmap e conversar com outros investidores.

Altcoin: Como Comprar

Após realizar sua pesquisa e encontrar um projeto que corresponda a sua expectativa técnica e econômica, está na hora de começar o investimento. Comprar uma altcoin é muito parecido com comprar Bitcoin ou uma ação. Você pode adquirir as altcoins de uma corretora digital.

Exchange

Exchanges são plataformas especializadas em negociação de altcoins. Elas são responsáveis por colocar em contato compradores e vendedores, formando o livro de ofertas. Para comprar altcoins de uma exchange, certifique-se de que a exchange trabalha com a altcoin escolhida e aceita como depósito sua moeda local.

Entre em coinmarketcap.com, coloque o nome da moeda que você quer comprar e clique em “markets” . O site fará uma listagem das exchanges que negociam aquela moeda. No caso abaixo, eu escolhi a moeda “decred” e o site me listou 32 exchanges que negociam decred.

coinmarketcap

Faça cadastro em uma dessas exchanges e realize um depósito -em moeda fiduciária ou outra altcoin- com valor equivalente à quanto você quer comprar da moeda. Se a exchange escolhida não estiver no mesmo país que você ou aceitar a moeda fiat do seu país, depositar outra criptomoeda, tal como o Bitcoin, é a melhor forma de comprar a altcoin que você quer.

Na maior parte do mundo, comprar bitcoin não é ilegal e existem inúmeras corretoras e ATM’S que te permitem adquirir altcoins com a moeda local. Abra uma conta em uma corretora no seu país, deposite o valor em moeda fiduciária, compre bitcoin e envie para exchange que tem a moeda desejada.

Mas lembre-se sempre, exchange não é carteira! Para descobrir como armazenar suas criptomoedas em segurança, leia sobre o que é carteira bitcoin e como criar uma.

--

--