Block quem? Entenda a tecnologia Blockchain

Amanda Pavan
e-juno
Published in
3 min readSep 21, 2018

O método Blockchain foi criado para viabilizar o projeto Bitcoin e tornou-se famoso pelo mesmo motivo. Porém, a tecnologia disruptiva ultrapassou os limites das moedas digitais e vem influenciado o mundo corporativo ao redor do mundo, que enxergam nela um potencial que extrapola os limites de transações de compra e venda de bitcoins, e pode ser de capaz de revolucionar diversas áreas e, consequentemente, nossas vidas.

Mas afinal, o que é Blockchain?

No contexto de criptoativos, a blockchain pode ser traduzida literalmente como cadeia de blocos e funciona como o livro contábil das transações de bitcoin. Duas características tornam essa tecnologia única: a descentralização de informações e o fato de ser uma rede pública.

Todos os registros inseridos na rede são visíveis e acessíveis a todos que são afiliados ao sistema. É possível até mesmo fazer download das transações se você pertencer à rede, contudo os detalhes sobre os indivíduos envolvidos nas transações são anônimos.

Outro ponto singular da tecnologia é a descentralização. Como as informações inseridas na rede estão espalhadas por milhares de computadores ao redor do mundo, as transações são mais seguras e faz com que pessoas mal-intencionadas e até mesmo hackers tenham muito mais dificuldade em agir.

As particularidades acima, alinhadas a uma forte proteção criptográfica dos registros, ou seja, dos blocos, torna-os praticamente impossível de serem alterados ou apagados, já que seria preciso se fazer a mesma alteração nos milhares de blocos conectados à rede que carregam tal informação. Dessa forma, os registros feitos na cadeia são imutáveis.

Como funciona?

Blockchain além do bitcoin

Várias companhias já têm buscado investir na tecnologia Blockchain para melhorar, facilitar e evitar fraudes em seus processos. Outros setores, apesar de ainda não terem sinalizado interesse, são lembrados por especialistas em aplicações revolucionárias.

Bancos e sistemas financeiros: no sistema financeiro, a blockchain levará à simplificação operacional e à minimização de fraudes. Outra aplicação possível remete à rapidez e diminuição de custos em liquidação e custódia de ativos na Bolsa de Valores.

Supply Chain: será possível controlar o histórico e condições de produto, desde a matéria-prima à distribuição. Evitando problemas de contaminação ou doenças desencadeadas a partir de alimentos, além de identificar produtos falsificados ou contrabandeados.

Saúde: a tecnologia pode viabilizar um melhor controle e recuperação de históricos médicos dos pacientes, economizando tempo e investimento, além de evitar e minimizar erros médicos.

Voto: na democracia, o sistema cria um voto à prova de violação, graças às propriedades intrínsecas.

Setor imobiliário: a posse de bens poderá ser registrada na blockchain, eliminando a necessidade de um intermediador como o cartório. A tecnologia permite que a posse de ativos passe de um papel para um token. Ou seja, é criado um registro na blockchain com as condições da transação, os smart contracts. Uma vez validado, é criado um registro irrefutável armazenado na carteira digital do atual dono da propriedade, que passa também a ter a posse do token.

Internet das coisas: a tecnologia que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores ainda tem muitos desafios a vencer, como segurança em relação a dados e informações dos usuários. Com a tecnologia blockchain será possível criar confiança entre os usuários e os dispositivos graças à redução no risco de adulteração e vazamento de informações.

Fontes:

https://blog.sage.com.br/o-que-e-blockchain-e-por-que-essa-tecnologia-e-tao-promissora-aosnegocios/?utm_source=linkedIn&utm_medium=socialNetwork&utm_campaign=blogpost_timeline&utm_term=&utm_content=

https://canaltech.com.br/mercado/blockchain-alem-da-bitcoin-8-aplicacoes-inovadoras-108566/

https://datascienceacademy.com.br/blog/aplicacoes-da-tecnologia-blockchain/

http://graphics.reuters.com/TECHNOLOGY-BLOCKCHAIN/010070P11GN/index.html

http://www.semantix.com.br/blog/blockchain-e-internet-das-coisas-uma-combinacao-vencedora/

--

--

Amanda Pavan
e-juno
Writer for

Jornalista e analista de conteúdo de mídias sociais na e-juno. Ama andar de bike, é leitora voraz e está sempre faminta.