Keep calm e proteja seus Bitcoins

Amanda Pavan
e-juno
Published in
2 min readAug 30, 2018

O mercado de criptoativos passou por um boom no último ano e, desde então, ganhou os holofotes e passa por ampla ascensão. Assim, cada vez mais investidores procuram negociar Bitcoins e outras criptomoedas nas mais diversas plataformas para obter rendimentos.

Por ser um investimento descomplicado e que não querer procedimentos burocráticos, popularizou-se entre diversas faixas etárias e sociais. Tal alcance é uma oportunidade de inclusão, mas também chama a atenção de criminosos. Dessa forma, assim como na vida cotidiana, o ambiente digital também requer que nos cerquemos de atitudes para proteger informações pessoais, dados financeiros e investimentos.

Um serviço que já existe hoje no mercado é o de corretoras digitais, as exchanges, que realizam as transações de compra e venda de criptoativos com mais segurança para ambas as partes.

Mas como uma Exchange protege seus ativos?

Os sistemas das corretoras digitais são desenvolvidos para proteger seus clientes de ataques de hackers, roubo de ativos e vazamento de dados. Os mais importantes são:

INFRAESTRUTURA: as operações são criptografadas e o acesso aos servidores monitorados. As informações pessoais dos clientes também são restritas ao acesso público e até mesmo dentro das próprias empresas.

PLATAFORMA DE TRANSAÇÃO: é projetada para manter a menor superfície de exposição possível. Ou seja, transações e acessos à plataforma ficam “escondidos” e acessíveis apenas a quem possuí permissão. Contudo, são inalteráveis devido à tecnologia Blockchain.

CARTEIRAS: seus dados são protegidos de qualquer tentativa de acesso não autorizado e as informações privadas mantidas em carteiras offline, ou seja, sem conexão com a internet.

Como me proteger?

Já que Bitcoins e demais criptomoedas são ativos 100% digitais e o mercado não possuí uma regulamentação clara e universal, é importante ter o dobro de cuidado. Algumas medidas simples são importantes aliadas na segurança digital.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: seja um usuário atento e zeloso com seus dados. Crie senhas fortes e altere-as em intervalos regulares. É recomendado também, evitar acessar dados sensíveis em redes públicas.

AUTENTICAÇÃO DE 2 FATORES: habilitar essa função é adicionar mais uma camada de proteção ao seu login, ou seja, ao acesso à conta. O método consiste no envio de uma mensagem de texto ao celular vinculado com um código de validação.

ESCOLHA A CARTEIRA IDEAL: evite deixar grandes volumes na sua conta, opte por deixar acessível apenas o que será negociado no momento. Se sua intenção é guardar os Bitcoins esperando uma valorização, opte por carteiras offline.

--

--

Amanda Pavan
e-juno
Writer for

Jornalista e analista de conteúdo de mídias sociais na e-juno. Ama andar de bike, é leitora voraz e está sempre faminta.