Volatilidade do Bitcoin: Por que ocorre?

Thais Lopes
e-juno
Published in
2 min readOct 15, 2018

Que o preço do Bitcoin muda constantemente, todos já sabem. Os investidores se preocupam bastante com o tema, tendo em vista que a volatilidade traz um considerável risco a eles. Contudo, essa variação também pode ser algo bom e gerar ganhos. É por isso que para entrar no mercado, é necessário que as pessoas disponibilizem bastante tempo para acompanhar e saber a hora certa de investir.

Mas por qual motivo existe essa volatilidade? Neste texto, vamos falar sobre as possíveis razões para tanta oscilação no preço do ativo.

Notícias veiculadas na mídia

Diversas informações a respeito de criptomoedas são divulgadas nos meios de comunicação diariamente. Com isso, a tendência é que elas influenciem no preço, pois a opinião de investidores na mídia causa um impacto nas pessoas.

Sendo assim, quando alguma notícia negativa é veiculada, as pessoas tendem a não investir e o preço sofre uma queda. E quando a notícia é positiva, as transações aumentam e, consequentemente, o preço do Bitcoin sobe.

Oferta e demanda

O preço do Bitcoin tem oscilações de acordo com a oferta e demanda, sendo assim, quanto mais pessoas estão negociando no momento, maior o preço tende a ficar. E também, pelo fato do ativo ser raro — o número de moedas que podem ser mineradas é de 21 milhões — o preço aumenta, pois é bastante procura para essa quantidade de Bitcoin.

Regulamentação

A regulamentação também é um ponto importante quando se trata de volatilidade, pois mesmo que as criptomoedas ainda não sejam regulamentadas, é comum que ocorram especulações sobre o assunto.

ETFs de Bitcoin estão atualmente sob revisão da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), e todas as vezes em que notícias relacionadas a ela são veiculadas, o preço altera — sendo algo positivo ou negativo. Se as ETFs para o Bitcoin forem autorizadas pela SEC, os investidores se sentirão mais confiantes e seguros, pois atualmente ainda há muita incerteza no mercado.

Grandes empresas aceitando Bitcoin

Quando alguma instituição influente no mercado começa a aceitar a criptomoeda ou fala algo positivo sobre ela, é provável que a cotação aumente, pois isso traz confiança e passa credibilidade para as pessoas.

Ou então, a cotação oscila quando determinada loja passa a aceitar o ativo como forma de pagamento, fazendo com que ele fique ainda mais conhecido. Ao redor do mundo, existem várias companhias que já utilizam a moeda.

--

--