Responsabilidade, Ética e Design

Felipe Avila
e o design com isso?
4 min readJun 7, 2021

--

Responsabilidade é um conceito multi-facetado, e sim, abrange desde considerar os materiais de uso no projeto e o desenvolvimento dele, mas vai muito além disso, principalmente porque ele pode ter impacto positivo ou negativo.. Nós fazemos coisas diariamente, são formas e maneiras de diferentes de se interpretar um produto, um livro, uma capa de disco, um aplicativo ou uma série de outros artefatos que possuem contribuições de designers, e cabe a nós termos um pingo de responsabilidade e ética para não prejudicarmos outros com os resultados de nossos projetos. Nós colocamos um pouco de nós mesmos em cada projeto e, sinceramente: uem gostaria de ficar marcado por projetar algo que prejudicou o próximo? Dinheiro é importante, claro, mas até que ponto é mais importante que fazer um trabalho honesto?

Sabemos que existem necessidades, é claro. Pessoas possuem condições diferentes e com toda certeza suprir necessidades básicas é o mais importante, mas fora isso, será que fazer uma interface, por exemplo, que venha a lhe trazer bons ganhos monetários, mas às custas de contribuir no desenvolvimento de um programa que ajude a cercear a liberdade de toda uma população vale a pena? Porque ético talvez não seja. É evidente que a necessidade por designers está em várias esferas da sociedade, desde a o microempreendedor até a grande empresa ou o governo, há uma necessidade por esses profissionais para resolver problemáticas diversas, e por vezes, essas problemáticas são muito complicadas.

Para ser mais concreto, afinal, até aqui estava apenas no campo das idéias:

Facebook. Como as redes sociais ganham dinheiro? Com dados? Informações? Propaganda? Sabendo que o mundo possui 7.7 bilhões de habitantes, dá para ver que há um número limitado de pessoas passíveis de serem usuárias de redes sociais. O facebook por exemplo possui cerca de 2.7 bilhões de usuários, e 1.7 bi de usuários ativos. Sabe-se que quanto mais o número se aproxima da quantidade de habitantes no planeta, mais difícil fica a adesão de novos usuários. O que fazer para solucionar essa estagnação? Claro! Aumentar o tempo de tela de cada usuário, e é nisso que o designer entra. Interfaces estão em todos os aplicativos, e cria-se maneiras diferentes de promover um tempo de tela cada vez maior, a rolagem infinita é um bom exemplo disso. E para quê mais tempo de tela? Para se obter mais dados, para conseguir desenvolver mais e mais seus algoritmos, para se obter mais renda por meio de propaganda, e muito mais. E agora? Sabendo que uma equipe de design numa empresa como o facebook contribui para esse ecossistema viciante, será que vale a pena ajudar a desenvolver mecanismos manipuladores assim?

Barcelona e o Airbnb. Quais as consequências de um aplicativo de aluguel temporário em uma cidade grande? Provavelmente uma das cidades mais afetadas, Barcelona teve um aumento significativo nos aluguéis de seus apartamentos, edifícios sem moradores fixos, bairros tradicionais desfigurados, tudo em nome de um turismo predatório que trouxe uma especulação imobiliária em uma escala muito maior que o comum, trazendo juntamente a gentrificação de bairros e expulsão de moradores catalães das áreas que moravam anteriormente. É justo? É o livre mercado né, se ele é justo? Fica a questão. Não à toa a cidade de Barcelona encabeçou o início de regulamentações contra aluguel de apartamentos por temporada através de plataformas digitais. Agora, não estou demonizando trabalhar no Airbnb, mas é preciso saber as implicações éticas das empresas em que decidimos trabalhar, pois elas existem.

Governo Bolsonaro. O que é ser designer em um projeto de poder que é responsável por milhares de mortes em um período de pandemia? Ser designer é ser político e, claro, um bolsonarista vai achar maravilhoso trabalhar no governo de seu ídolo, mas e quem não é? O que é trabalhar no projeto de um governo que retira direitos adquiridos da população diariamente, entrega as pessoas à morte e suprime minorias? Por mais que haja a dúvida de que realmente existe um designer por trás do governo Bolsonaro (piadinhas à parte), será que é ético ganhar dinheiro fazendo campanha deste governo? (Aos concursados, me desculpem, esse governo vai passar).

Foram três exemplos de grandes empregadores que se relacionam muito com questões de responsabilidade e ética, pois fazem parte das vidas das pessoas e as afetam. Geralmente receber uma proposta de trabalho de uma grande empresa é motivo de comemoração, tanto pelo reconhecimento que nós almejamos quanto pela grana que pode-se receber, mas também é necessário ponderar. As vezes, participar, por exemplo, de um projeto de identidade visual envolve muito mais que apenas a identidade visual.

Referência:

Mike Monteiro, Ruined by Design. Publicação Independente, 2019.

--

--