8 mentiras que você acredita que te impedem de crescer

Elvis Nogueira
E-volua
Published in
5 min readNov 9, 2016

Se você ainda está aguardando o momento certo para começar a viver o seu sonho, esse texto é para você. Auto sabotagem é parecido com uma doença e é responsável pela infelicidade de muitas pessoas. Talvez você não perceba, mas é possível que você sofra disso caso acredite em uma dessas mentiras abaixo.

“Vou largar a faculdade para montar minha empresa! Se o Steve Jobs e Bill Gates conseguiram…”

Não faça isso! Eles não largaram a faculdade para ficar assistindo netflix e atualizar o facebook todos os dias. O Steve Jobs frequentou mais 1 ano de faculdade mesmo depois de ter largado. O Gates já estava planejando a Microsoft fazia algum tempo e já estava dando certo quando ele abandonou.

Eles são exceções raras. Se você já está na faculdade, a melhor chance mesmo é você terminar antes de se aventurar em algum sonho. Pode ser que alguma pessoa que você conheceu ou ainda vai conhecer durante as aulas te ajude bastante, ou pode ser até que você aprenda alguma coisa crucial para o seu futuro sucesso.

“Ainnn, mas Einstein reprovou em matemática, então eu ir mal tá tudo bem.”

Einstein nunca reprovou em matemática, ele inclusive estudou sozinho e aprendeu cálculo aos 15 anos de idade. Ele também casou com a própria prima e nunca usou meias na vida, então já está na hora de parar de tentar imitar o Einstein e parar de inventar desculpas para não se esforçar.

“Mas um dia eu vou ficar rico!”

Você não vai ficar rico. Pelo menos não agora e não tão fácil. Se você montar sua empresa e conseguir, finalmente depois de muito suor, ganhar bastante dinheiro, você terá que pegar a grana, ficar feliz por um momento e investir novamente, porque todo dinheiro um dia acaba. Se você está em um trabalho oito horas por dia 5 dias por semana, a melhor opção para ficar rico é jogar na loteria mesmo…

“Vou trabalhar bastante e ganhar muita experiência.”

Experiência é crucial e atitude é a base disso. Experimentar e tentar coisas é o melhor professor que você vai encontrar na vida. Você não vai aprender nada útil se ficar parado, mas não é só isso que importa.

Existe um atalho para ganhar experiência de forma rápida: observar e sugar todo o conhecimento e vivência de outras pessoas. Imagine que um cara viveu muito, aprendeu muito, errou, acertou e conseguiu realizar o sonho. Então ele sentou, pensou, repensou, analisou tudo o que aprendeu e então escreveu tudo. Você tem duas opções: pode viver, aprender errar acertar até possivelmente conseguir realizar o seu sonho, ou pode ler o que ele escreveu. É como se fosse um atalho. Leia livros. Pode ser que não aprenda nada, mas no pior dos casos você pelo menos treinou sua leitura

“Eu vou largar tudo e virar meu próprio chefe.”

Realmente é muito fácil abrir sua empresa, mas é muito difícil e simples manter ela aberta. É como uma receita de bolo e na real só existem 3 passos pra uma empresa dar certo: Tenha ótimas pessoas com você, faça algo que as pessoas querem e gaste o mínimo de dinheiro possível. Se faltar uma dessas três coisas a chance de você se dar mal é certa.
Só para citar um exemplo, quando resolvi abrir um bar eu tinha certeza que daria certo.

- Eu tinha coisas que as pessoas querem: Cerveja, música boa, alimentos gostosos e um lugar para reunir os amigos.

- Eu tinha ótimas pessoas comigo: Eram 6 engenheiros cada um especialista em sua área, três deles com mestrado em gestão empresarial, um com experiência em investir dinheiro e dois experientes em administrar e fundar empresas novas, todos com experiência de sobra em frequentar bares e beber cerveja gelada.

Meu erro foi no terceiro ponto:
- Gastei dinheiro demais. O investimento antes de abrir o bar foi de mais de 35 mil reais. O bar custava quase 10 mil reais por mês e tínhamos funcionários demais.

Apenas um dos três erros cruciais matou a empresa em menos de 8 meses.

“A vida é dura só pra quem é mole!”

Negativo. Na verdade a vida é dura pra quem é mole e é muito dura pra quem é duro. Quem corre atrás dos objetivos encontra muito mais problemas e desafios do que quem não faz nada e fica parado, e isso é bom. Encontrar e resolver problemas é o ponto principal da vida. Ghandi dizia que não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho. O bagulho é doido, mas às vezes precisamos ser mais doido que o bagulho.

“Tenho que sair da casa dos meus pais para virar adulto.”

Ser adulto é, ao invés dos seus pais marcarem suas consultas médicas, você vai deixando pra depois e torce para não morrer. Uma vantagem de ter que se virar sozinho é que você desenvolve várias habilidades nas tarefas de casa, no seu trabalho, na cozinha. Eu por exemplo, durante muito tempo jantava guardanapo com ketchup.

Desconsiderando a graça da coisa toda, morar sozinho em uma cidade longe pode ser muito gratificante e um berço onde se aprende muito em pouquíssimo tempo, mas você tiver a possibilidade de não precisar se preocupar com morrer de fome ou limpar um banheiro enquanto monta sua própria empresa, escolha essa opção.

Não que você tenha que viver com seus pais durante toda sua vida pra poder correr atrás dos sonhos, mas apoio familiar vai muito além de ter pessoas acreditando em você. Pode significar também ganho de tempo e tranquilidade psicológica enquanto você foca no seu objetivo.

Sair da casa dos pais pode ser muito enriquecedor e empolgante, mas não é o único jeito que existe de se tornar responsável e adulto.

“Estou esperando a oportunidade certa bater na minha porta.”

Se você está esperando a oportunidade perfeita bater na sua porta então você tá fodido. A oportunidade perfeita não bate na porta de ninguém. É você tem que sair de casa, descobrir onde a oportunidade mora, arrombar a porta dessa desgraçada e agarrar ela pelo pescoço (se por um acaso existir alguma mulher com o nome de Oportunidade da Silva, saiba que eu não me refiro a você). Inclusive aquele ditado que diz que a oportunidade perfeita só vem uma vez na vida é uma mentira absurda, se você correr atrás várias oportunidades irão surgir inevitavelmente. Alguns chamam oportunidade de sorte misturado com competência, e é mais ou menos assim que acontece na prática mesmo, mas você precisa tirar a bunda do sofá e ter mais atitude.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--

Elvis Nogueira
E-volua

Um pouco engenheiro, um pouco filósofo, mundrungo, pai da Manu, escritor e zé graça nas horas vagas.