Conselhos importantes para a minha filha ser uma pessoa melhor

Nesse mundo onde você nasceu existem muitas coisas diferentes. É uma multidão de coisas que podem te confundir de vez em quando, então é muito bom entender para o que cada coisa serve e como usar.

Você vai precisar saber, por exemplo, a diferença entre uma sexta-feira e um ovo de feira. É uma diferença bem simples, mas bem importante se você pegar o conceito da coisa.

Sexta-feira vem de uma semana, enquanto um ovo de feira vem de uma galinha e, assim como a maioria das coisas, isso não é tão simples como parece. Um ovo não pode ser chamado de “ovo de feira” enquanto você não colocar ele em uma frigideira e fritar, coisa que você não faria com uma sexta-feira. Não dá para fritar uma sexta-feira. Mas um ovo pode ser frito em uma sexta-feira, ou em uma terça-feira, se você quiser. Ou em uma panelinha. É tudo meio complicado mas faz sentido se você pensar nisso por um tempo.

Além de conviver com coisas diferentes, você também vai encontrar pessoas diferentes.

Assim como é fácil afirmar com um certo grau de certeza que em um minhoqueiro você vai encontrar várias minhocas, podemos também concluir facilmente que em nosso mundo maluco você vai se deparar com várias pessoas malucas.

O segredo para ficar em paz com todas as pessoas malucas e não-malucas e fazer com que elas não te encham o saco é simples: deixe-as em paz e não as incomode. Isso não é bem um segredo já que você pode, e deve, contar essa novidade para todas as pessoas. Muitas pessoas mais esclarecidas vêm, ao longo do tempo, tentando espalhar essa notícia para pessoas menos esclarecidas que, justamente por serem pouco esclarecidas, ignoram esse fato e persistem em incomodar todas as pessoas, não sem antes exigirem vigorosamente o direito de não serem incomodadas.

Existem várias coisas que podem fazer com que as pessoas, assim como as minhocas, se sintam incomodadas. Se você as cutucar, tirá-las a força do lugar onde querem ficar, gritar com elas, jogar sal em seu corpo ou desenterrar suas famílias elas com certeza irão ficar muito incomodadas e certamente bem chateadas com você. Por outro lado se você as deixar em paz, falar baixo, apenas o necessário, alimentá-las ou enterrá-las em um lugar bem fundo, elas com certeza irão te deixar em paz.

Se você vier a se tornar uma pessoa não-maluca e bem esclarecida, vai perceber que, mesmo seguindo todas as recomendações possíveis para não incomodar outras pessoas, ainda assim será incomodada por algumas delas. A única alternativa que não oferece nenhum risco de te levar à cadeia (acredite, você não vai querer ir para a cadeia) é simplesmente evitar pessoas malucas e pouco esclarecidas, mesmo que você venha a se tornar uma delas. Nesse caso, evite se tornar uma delas.

Caso não se torne uma delas, você vai precisar entender o que é o bullying.

Quando eu era pequeno, meus amiguinhos do prézinho praticaram bullying em mim durante anos por causa do tamanho do meu nariz e eu não gostava disso. Até que um dia aconteceu de eu ver, entre dois espelhos levemente inclinados, meu nariz de um ângulo nunca antes visto e então percebi que meu nariz era deveras engraçado, realmente digno de bullying. Então eu aceitei.

Depois disso pararam de me zoar por causa do meu nariz e começaram a me zoar porque usava palavras como “deveras”, coisas que eu faço até hoje. A melhor maneira de fugir do bullying quando criança é esperar até que todos os envolvidos decidam parar de ser criança.

Como você pode notar, as coisas, ações e pessoas se comportam mais ou menos da mesma forma, cabe a você conseguir identificar o porquê cada coisa acontece e, o mais importante, experimentar ver o máximo de pontos de vista que podem existir. Quando finalmente você ficar boa nisso, vai poder dizer para todo o mundo que você tem os dois superpoderes mais importantes que existem: o poder da empatia e o poder de diferenciar um ovo de um dia da semana.


Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.