Por que quando era adolescente eu criei um fã clube do Nx Zero?

Elvis Nogueira
E-volua
Published in
4 min readDec 10, 2016
Bandas de adolescentes são demais quando somos adolescentes.

Te enganaram. Te enganaram muito por muito tempo e você nem sequer percebeu.

Quando era adolescente te jogaram um monte de frases de efeitos que no final das contas eram apenas ilusões. Pode ser que isso te atrapalhou ou ainda causa efeitos negativos na maneira que você pensa ou faz as coisas. Então vamos entender que frases são essas, porque eu criei um fã clube no Nx Zero e porque isso não foi culpa minha.

As frases que te jogaram são fortes e muitas vezes criam crenças na sua vida que podem mais te atrapalhar do que te ajudar. Elas estão em músicas, em ditados populares e até mesmo nas aulas chatas de matemática.

Quer ver um exemplo?

“Quem acredita sempre alcança. ” — Renato Russo

Linda frase. Inspiradora. Renato Russo estava em um dia bom quando escreveu isso e eu mesmo no banho já cantei a plenos pulmões com uma pitadinha de esperança de que todo mundo vai alcançar seja lá o que for. Total besteira.

Essa frase dá a impressão de que a única coisa que você precisa para alcançar um desejo qualquer é acreditando. Mas olhando melhor, você pode até acreditar fielmente que o seu time de futebol vai ganhar, porém, se tiver cheio de jogadores ruins e desmotivados no time, só acreditar neles não vai ajudar. A frase não está totalmente errada, afinal uma das coisas que você precisa é acreditar, mas isso é só o começo da jornada. Hey Renato, faltou algo nessa sua frase!

Mas hey, calma! Não foi sua culpa acreditar nisso. Do mesmo jeito que não foi minha culpa de ter sido um adolescente emo com cabelo nos olhos. A neurologia explica.

Sabe aqueles adolescentes chatos e irritados (tipo todos)? Eles são assim porque o cérebro ainda está amadurecendo, mas não suavemente. A mudança é brusca nessa fase porque uma pequena parte do cérebro que fica atrás dos olhos, o córtex pré-frontal, está crescendo mais rápido do que filhote de coelho, e isso faz com que os comportamentos de autorreflexão, autoregulação e raciocínio evoluam muito de uma só vez.

É por isso que, ao contrário da criança, o adolescente é irritado e nega ou questiona os adultos. Como o cérebro ainda está se consolidando, as oscilações de humor se tornam comuns porque o lado emocional ainda não está totalmente amadurecido. Então as capacidades de tomar decisões, julgar e planejar começam a ficar quase totalmente desenvolvidas e é nesse ponto que as frases feitas de motivação parecem começar a fazer sentido. É aproveitando essa característica do cérebro que as bandas de adolescente fazem sucesso, elas respondem emocionalmente às perguntas importantes que todos nós nos fazemos nessa época da vida.

Entendendo isso, podemos decidir em qual momento na vida devemos tomar as decisões importantes: assim que paramos de chorar ao som de NX Zero. Esse é o momento certo. Você está totalmente desenvolvido e já pode começar a cometer erros para aprender as coisas, afinal é errando que se aprende, certo!?

É errando que se aprende.

Não é. Se errar fosse o melhor método para aprender, a cada zero que eu tirasse na faculdade eu ficaria mais inteligente. No fim erraria todas as respostas e me entregariam um diploma de especialista.

Na realidade se errar muito você vai ficar muito bom. Muito bom em errar.

O que te faz aprender não é errar, mas sim analisar porque isso não aconteceu conforme esperado e corrigir seja lá a cagada que você fez. Aí sim você aprendeu de verdade utilizando seu erro. O correto seria: É corrigindo os erros que se aprende.

Esses foram só dois exemplos simples de crenças que podem te atrapalhar na vida, porém cada pessoa cresceu de uma maneira e cabe a cada um identifica-las e mudar.

Como identificar quais crenças me impedem de crescer?

Não somente sua religião, mas a opção sexual, maneira de se vestir, pensamentos sobre o mundo, decisões, escolha das palavras e uma gama gigantesca de outras características suas envolvem um nível profundo do seu inconsciente chamado de crença.

Muitas vezes buscamos em nossos pais as respostas às suas indagações e desta maneira suas crenças são construídas. Se for ensinado que você tem que agir para atingir seus objetivos porque assim você terá sucesso, suas crenças serão libertadoras. Se aprender que você precisa ter medo de fracassar em uma tarefa porque irão te tirar sarro, suas crenças serão limitantes.

Isso também acontece quando sofremos algum trauma físico ou psicológico que conseguem implantar algum medo no nosso inconsciente. Isso pode explicar porque você tem medo de subir em um palco e falar para uma multidão, ou porque fica nervoso toda vez que chega em algum lugar desconhecido.

O primeiro passo para mudar uma crença dentro de você é encontrar qual é exatamente essa crença. Peça ajuda, escreva, medite, converse com seus amigos próximos. Talvez com um pouco de análise você consiga se libertar e então correr atrás dos seus objetivos livremente, errando e corrigindo os erros para que, cedo ou tarde quando a gente se encontrar, a gente esteja numa bem melhor.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--

Elvis Nogueira
E-volua

Um pouco engenheiro, um pouco filósofo, mundrungo, pai da Manu, escritor e zé graça nas horas vagas.