Razões para valorizar mais e melhorar seus relacionamentos

Tom Paes
E-volua
Published in
3 min readNov 18, 2016
I'll be there for yooouu (8)

Somos animais sociais. Vivemos em grupos por nossa própria sobrevivência e pela sobrevivência somos obrigados nos adaptar ao grupo ao qual pertencemos. A melhor maneira de se conviver com alguém ou criar laços afetivos é através do rapport.

Rapport é uma palavra francesa sem tradução, significa um estado de empatia grande com uma pessoa ou grupo. Por exemplo quando estamos em uma conversa onde todos estão se entendendo e os assuntos fluindo naturalmente, ou quando você encontra aquela pessoa que tem o mesmo gosto musical que você e então passam horas conversando, ou quando estamos em uma mesa do bar falando as mesmas idiotices.

Esse estado de rapport é feito de alguns fatores que sempre encontramos no dia a dia como empatia, contato visual, expressões faciais, postura ou tom de voz e, por curiosidade, quando uma pessoa se conecta com você ela… te imita! Sim, as posturas, expressões, tom de voz e até o jeito de pensar das pessoas conectadas entre si tendem a ser iguais. Com certeza você já se pegou fazendo as mesmas piadas sem graça daquele seu amigo piadista. Tente fazer um teste simples da próxima vez que estiver em uma roda de pessoas. Subitamente fique em uma posição a qual nenhuma outra pessoa esteja e não seja natural, como por exemplo coloque as duas mãos para trás ou segure o queixo com uma mão enquanto a outra segura o outro cotovelo. Se alguma pessoa te imitar, é porque ela está conectada com você por algum motivo. Eu já fiz, é divertido.

Você pode concluir que essa pessoa quer ser ou é seu amigo, seu parceiro(a) ou tem algum interesse pessoal ou profissional em você. Essa técnica existe desde nossos ancestrais e foi muito importante para que pudéssemos formar famílias e sociedades. Usamos instintivamente todo o tempo em que estamos nos relacionando com alguém, desde desconhecidos a entes queridos, sendo assim, os relacionamentos são, em partes, um jogo de imitação. Imitamos quem queremos agradar e somos imitados pelos que nos querem bem. Você já deve ter percebido uma leve mudança no seu sotaque quando viajou para outro estado ou ter incorporado “chovendinho” em seu vocabulário depois de visitar Sorocaba.

Você é a média das 5 pessoas com as quais mais convive

Nesse jogo de imitação em todos os seus relacionamentos, você acaba sendo a média das 5 pessoas que mais convive. Sim, as 5 pessoas mais próximas de você moldam ssua personalidade e, consequentemente, seus pensamentos e atos. Faça uma breve reflexão: Pense em uma época da sua vida em que você era completamente diferente do que é agora. Talvez você era mais introvertido, ou uma pessoa que não tinha escrúpulos. Agora lembre-se das pessoas que você mais convivia desde aquela época. Com certeza são pessoas muito diferentes das de hoje.

Escolher criteriosamente as pessoas a qual você está perto é um grande passo para evoluir sem fazer muito esforço. Simplesmente não é possível ser uma pessoa melhor estando cercado de pessoas tóxicas diariamente. O ambiente importa e tem grande influência em seus atos mais do que você pode imaginar. Uma planta, por mais determinada que esteja, não pode crescer em um terreno tóxico. Valorize as pessoas ao seu redor que te apoiam, elas criam o adubo que sua mente precisa para crescer.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--