Tempo - Como Funciona e Como Aproveitar

Elvis Nogueira
E-volua
Published in
2 min readNov 23, 2016

Tempo é uma coisa muito doida. Muito doida também foi a pessoa que só deliberadamente observando o tempo descobriu que ele não é constante, mas relativo. E esse era o motivo de ele ser muito doido: o tempo não é uma coisa que se pode observar assim tão deliberadamente.

O tempo ser relativo significa que se você sair viajando bem rápido (quase na velocidade da luz) com sua nave e por acaso esquecer a carteira em casa, quando voltar para buscar, o seu irmão gêmeo vai estar muito mais velho do que você e isso pode ser um problema. Principalmente se você não sabia que tinha um irmão gêmeo, aí você terá mais um problema. Sua nave bem rápida e um irmão gêmeo, por mais legal que eles sejam, não vão ser suficientes para te ajudar a lidar com isso. Subitamente você precisará de uma cabeça bem aberta para tentar entender o que está acontecendo e porque não estão te envolvendo nos assuntos importantes da família.

Mesmo eu não tendo uma nave, consegui perceber o quanto o tempo não é igual sempre. Os 5 anos de faculdade que eu passei “estudando” pareceu passar bem mais devagar do que os primeiros 5 meses de vida da minha filha. Em compensação, se tempo é mesmo dinheiro como esse povo doido diz, esses primeiros meses de ano realmente foram bem mais demorados do que o esperado. O dia em que algum laboratório respeitável estudar de verdade essa relação entre dinheiro e tempo, talvez eu consiga ganhar algum enquanto fico à toa esperando os ponteirinhos do relógio virar. Mas talvez também nesse dia esse laboratório deixe de ser respeitável e eu volte a ficar pobre outra vez.

No fim das contas, o importante é saber como esse tal de tempo funciona e tentar usá-lo no dia a dia. Como não temos uma nave para poder rejuvenescer um pouquinho, nem um relógio cuco que vomita dinheiro a cada hora, o que sobra é escrever uma listinha do que temos para fazer e ir completando as tarefas pouco a pouco, no nosso tempo mesmo, ainda que não funcione. “Bem, a vida é assim mesmo”, diz deliberadamente essa gente doida.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--

Elvis Nogueira
E-volua

Um pouco engenheiro, um pouco filósofo, mundrungo, pai da Manu, escritor e zé graça nas horas vagas.