Você pensa fora da caixa? Use essa habilidade para melhorar sua vida

Elvis Nogueira
E-volua
Published in
4 min readNov 17, 2016

Pensar fora da caixa é uma metáfora que quer dizer alguém que pensa diferente, de um jeito não convencional, ou por uma perspectiva totalmente nova. Essa característica é atribuída a uma pessoa criativa, mais inteligente do que a maioria, que é capaz de resolver problemas de uma maneira surpreendente e faz conexões inesperadas. Você vai se identificar se, de vez em quando, se pega com uma música chiclete na cabeça, mas é uma mistura de É o Tchan com Molejo na melodia dos Beatles. Você ri da situação e logo depois fica assustado com a sua capacidade de pensar em coisas idiotas. Mas não se sinta inútil, isso pode ser uma coisa ótima!

Fazer ligações rápidas entre coisas desconexas pode te render muitas coisas boas, alguns especialistas dizem que essa é a definição de inteligência, apesar de um outro cientista (eu) discordar disso. O que esse texto mostra é como transformar essa habilidade em uma coisa útil para seu futuro.

Por incrível que pareça, uma pergunta muito simples pode transformar esse potencial todo em uma mudança incrível na sua vida. Pare um pouco, leia a pergunta a seguir e então tente responder antes de continuar a leitura.

O que é necessário para apertar um parafuso?

Antes de saber a resposta, você tem que ter em mente que esse potencial todo de pensar fora da caixa é inútil se não for utilizado. E eu não estou falando somente de usar no dia a dia na empresa, igual daquela vez que você usou um método que ninguém pensou, resolveu o problema três horas antes do prazo e ficou o tempo que sobrou no facebook. A utilização realmente útil desse dom é aquela que muda a vida de alguma pessoa para melhor, mesmo que essa pessoa seja você mesmo.

E aí, vamos ver se você sabe pensar fora da caixa mesmo, qual foi a sua resposta? Analisando bem, você concluiu fácil que dá para apertar um parafuso de várias maneiras diferentes. Pode-se usar uma parafusadeira, uma chave, um martelo ou qualquer outra ferramenta adequada (ou mais ou menos adequada, a famigerada gambiarra). Mas existe uma palavra por trás disso tudo que é a base para apertar um parafuso ou fazer qualquer outra coisa, na verdade. A resposta correta é Atitude.

Isso mesmo, você somente precisa de Atitude para apertar um parafuso e nada mais.

Aí você fica se perguntando: Como saber disso vai mudar a minha vida, logo eu que sou profissional em pensar fora da caixa? Aí eu fico te respondendo: Atitude pode mudar a sua vida se você entender que isso não é um dom natural que nasce com as pessoas e sim uma coisa fabricada, que você mesmo pode manipular quando quiser! Ok, chega de enrolação, vamos aos fatos.

O que faz você agir?

A única coisa que pode fazer você agir é se existir uma causa forte o suficiente para te tirar da inércia. Um exemplo simples e esdrúxulo é quando você está sentado tranquilamente assistindo um seriado na televisão, então vem aquela vontade absurda de ir no banheiro. Está aí uma causa forte para te tirar do sofá, a tão odiosa dor de barriga. Sabendo disso você já consegue entender o motivo pelo qual você não lava a louça da pia após o jantar, não existe uma causa forte o suficiente para te fazer ir lá. A não ser que o seu chefe apareça de surpresa tocando a campainha e querendo entrar na sua cozinha, não existem motivos urgentes para se fazer isso agora, então você deixa para depois.

Então qual o segredo para você levantar a bunda da cadeira e ir desenvolver seus projetos, sonhos, aquela viagem, jantar romântico ou qualquer outra coisa que você vem postergando há tempos? Fabrique atitude: arrume uma causa forte o suficiente para começar e vá. (CALMA não vá agora, tem mais um pouquinho de texto que pode te ajudar)

Mas eu quero fazer tanta coisa que não sei por onde começar…

Segredinho para você: nenhuma alma viva sabe qual é a direção certa no começo. Na teoria é bonito dizer que, se for necessário cortar uma árvore em 3 horas, eu ficaria 2 horas e meia afiando o machado, mas na prática a verdade é que, além de ser muito feio cortar árvores, não se deve planejar 70% do tempo e agir 30%. No mundo real, todo mundo simplesmente sai correndo na direção que acha que é a correta, e no meio do caminho vai mudando a direção até encontrar algo que parece a direção certa. Planejar antes de fazer qualquer coisa é correto, mas somente planejar é errado.

Então para usar toda a sua inteligência e a sua capacidade de pensar fora da caixa, você precisa fabricar atitude para começar a correr atrás dos seus sonhos, porque mesmo que você comece fazendo tudo errado, é só uma questão de tempo para se encontrar e começar a viver feliz. Se preocupe em fazer tudo com paixão e entusiasmo em fazer o seu melhor e tudo vai dar certo, algum dia vai.

Se você gostou do texto clique no coraçãozinho ali no final! Leia meus outros artigos e siga minha revista eletrônica E-volua. Lá você encontra vários conselhos, dicas e ideias para melhorar sua vida!

--

--

Elvis Nogueira
E-volua

Um pouco engenheiro, um pouco filósofo, mundrungo, pai da Manu, escritor e zé graça nas horas vagas.