O que você possui lhe traz alegria?

Como aprendi que menos é mais

Glenda Aune Conrad
Eat is a Trip
2 min readFeb 7, 2017

--

É impressionante como o ser humano se apega. Ultimamente tenho colocado, mais do que nunca, o desapego em prática. Já vinha fazendo isso aos poucos com a ajuda da internet, até que conheci o método KonMarie, criado pela japonesa Marie Kondo. Ela é uma espécie de personal organizer, só que melhor! Logo que ouvi falar desse método, fiquei encantada, pois tudo o que diz respeito a organização, sempre me interessou. Impressionada, comprei o primeiro livro e devorei!

Pensei que o método fosse me ensinar novas formas de organização, mas a autora vai além e nos leva a uma profunda reflexão acerca de cada item que acumulamos em casa. De uma maneira descontraída e racional, ela nos faz olhar para cada peça de roupa, cada pertence material e perguntar em voz alta, “Isso me traz alegria?”.

Depois dessa leitura, aproveitei o período de férias no Rio Grande do Sul. Doei 5 sacolas com roupas, joguei uma papelada danada fora e desapeguei de coisas que jamais pensei que fosse desapegar, ficando somente com as coisas que realmente gosto. Mas isso foi só o começo. Outra parte das minhas tralhas estava em São Paulo, então parti para o segundo round do desapego e me senti ainda mais contente e aliviada.

Alívio é a palavra que melhor descreve a sensação de se desfazer de tudo aquilo que você “gosta mais ou menos”. Mas minha missão ainda não acabou.

Esse episódio me fez refletir e quero compartilhar algumas dessas reflexões com você. As pessoas com poder aquisitivo consomem demais e sempre têm mais do que precisam. Vivemos em uma sociedade de excessos: roupas demais, comida demais, tralhas demais. E esse acúmulo, que alimenta o capitalismo, acaba se refletindo na vida pessoal.

Cultivamos relacionamentos superficiais e tóxicos, fazemos coisas desinteressantes e desnecessárias, escolhemos por impulso, procrastinamos muito e, por fim, ficamos covardes com medo de encarar quem realmente somos e as consequências de nossas escolhas.

O que posso concluir depois de muitos desapegos, físicos e emocionais é que finalmente entendi que desapego é sinônimo de escolha, de seletividade. E sempre podemos escolher. É melhor ter 2 vestidos que você goste muito do que 10 que goste mais ou menos. É melhor ter 4 bons amigos do que vários com os quais não pode contar. Meu recado para você em 2017 é: desapegue. O planeta agradece, seu corpo, mente e coração também.

--

--

Glenda Aune Conrad
Eat is a Trip

Num mundo onde não querer ser definida já virou mainstream, só tenho a certeza de que sou uma constante e incansável metamorfose.