Sugru: a solução para consertar quase tudo

Inclusive aqueles cabos de celular que você troca todo ano

Glenda Aune Conrad
Eat is a Trip
3 min readMar 14, 2017

--

Tudo começou no início do ano. Eu já estava cansada dos cabos de celular, porque parecia que todos eles — inclusive os originais — não tinham durabilidade alguma e quebravam. Estava desabafando justamente sobre isso com meu tio, quando ele mencionou uma espécie de massinha mágica que um colega havia lhe apresentado. O nome era Sugru e prometia oferecer reforço com elasticidade aos cabos, além de consertar muitas outras coisas. Como era complicado entender de primeira, ele me mostrou um vídeo com um compilado de várias utilidades para a massinha.

Na época, anotei o nome “Sugru” no Notes do celular, para não esquecer. Mas só depois de um tempo fui pesquisar sobre essa tal massinha. Não sei porque, pelo nome, eu associava à um produto japonês. Mas eu estava totalmente enganada. Descobri que Sugru resultou de um experimento aparentemente mal sucedido de uma designer de produto, a inglesa Jane. Foi seu namorado James quem enxergou potencial nos primeiros protótipos de Sugru para consertar coisas e redesenhá-las. E esse conceito coincidiu com o que Jane queria fazer desde o início, pois apesar de ser designer, ela não queria simplesmente criar novos objetos para o planeta. Ela queria fazer mais do que isso.

Jane- Designer de Produto e criadora da Sugru

Depois de muito estudo e incansáveis testes, ouso dizer que Jane conseguiu a façanha de criar a cola mais versátil que existe atualmente. Sugru adere à absolutamente qualquer superfície. Você pode moldá-la como quiser. É forte mas é flexível, resistente ao frio e ao calor, pegajosa, mas removível; é à prova d’água, resistente aos raios UV, resistente até mesmo a choques. Após moldá-la, em apenas 24 horas você terá uma borracha totalmente flexível e aderida à superfície escolhida. Jane e James também conseguiram transformar Sugru em algo comercializável.

O que mais me encantou na Sugru, foi justamente essa versatilidade e a possibilidade de consertar e customizar absolutamente tudo o que tiver em casa. E se surgir alguma dúvida a respeito de como usar a massinha corretamete, Sugru tem um canal colaborativo no Youtube, onde se encontram várias ideias geniais de como usar o produto para otimizar seu cotidiano. Você também encontra muitas ideias no site e claro, no Pinterest (caso queira salvar algumas ideias para reproduzir depois).

No Brasil, não é barato fazer compras, então as pessoas já têm o hábito de fazer as famosas gambiarras. Mas em alguns países desenvolvidos isso não acontece. Se algo estraga ou quebra, compra-se algo novo. Esse comportamento é péssimo para o planeta, pois desencadeia um fenômeno chamado obsolescência programada, onde a indústria, propositalmente, fabrica produtos de menor duração, para que as pessoas necessitem comprá-los novamente o quanto antes. Sem falar no excesso de embalagens, totalmente desnecessário.

Meu apelo para você nesse post é: se puder consertar, conserte. Se puder customizar, customize. E se não souber mais fazer isso, porque perdeu o costume, reaprenda a consertar! A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento e inspirações. Então utilize-a para trocar ideias, ensinar, aprender e produzir conteúdo colaborativo. E ainda vou mais longe: se puder comprar de produtores independentes, compre! Incentive esse trabalho.

Por mais produtos como Sugru! Por mais inteligência coletiva!

--

--

Glenda Aune Conrad
Eat is a Trip

Num mundo onde não querer ser definida já virou mainstream, só tenho a certeza de que sou uma constante e incansável metamorfose.