Alpargatas

Juliana Muniz
EATjuliana
Published in
2 min readFeb 17, 2014

Lembro-me vagamente de um par de alpargatas azul marinho. Era surrado devido ao longo tempo de uso. Minha mãe o usou por muitos anos. Eu achava feio, sapato de velho. Não entendia muito porque ela gostava daquele “trapo” de calçado. Hoje, depois de ter ganhado o meu próprio “trapo”, que inclusive está super em alta, entendo porque ela gostava tanto. Resumindo em uma palavra: conforto!

Pra contextualizar melhor, eu morava no sul do país. Cresci achando que alpargata era sapato de gaúcho. Qual não foi minha surpresa quando, alguns meses atrás, lojas do país inteiro começaram a vender todo tipo de variação do calçado mais confortável de todos!

Tem de renda, tem neon, solado de borracha, de corda (o original), tem de couro, de pano, com corrente, com spike, listras, bolinhas, flores… Eita! Vou confessar que nunca imaginei que aquele sapatinho ordinário da minha mãe tivesse tanto potencial!

As alpargatas, que na realidade se chamam espadrilhas, ou espadrilles (porque Alpargatas é o nome da empresa que fabricava aqui no Brasil), nasceram na Espanha no século, pasmem, XIV! Elas eram muito usadas por soldados e trabalhadores, pois o solado de corda, isolava os pés do do frio, da umidade (logo entende-se porque elas são tão usadas desde sempre no Rio Grande do Sul) e também do calor.

Em 1955, Grace Kelly usou espadrilles no filme “To Catch a Thief”. E em 1960, as espadrilhas pisam pela primeira vez nas passarelas, no desfile de Yves Saint Laurent.

la main au collet

É lógico que homem pode usar alpargata. Inclusive, o antigo presidente dos EUA, JFK, já foi fotografado várias vezes usando. Mas como isso foi há muito tempo, eu vou mostrar uns looks masculinos mais atualizados pra vocês verem como fica:

Apesar de ter esse ar basicão, é um calçado fácil de combinar, não tem muitos segredos. A alpargata fica muito bonita com shorts, saias e vestidos.

Quando for combinar com calça, opte por um modelo cropped ou dobre a barra:

looks calca

É isso aí, gente. Quem é que não ama uma alpargata?! É linda, básica, vai bem com quase tudo e ainda por cima é super confortável! Fica aqui o meu muito obrigada ao espanhóis.

Aproveita que hoje é segunda e vc ta aí só na leseira, e calça a sua alpargata pra sair de casa. Você não vai se arrepender! Beijo e até semana que vem!

(E tomara que chova o resto da semana, #amém!)

--

--

Juliana Muniz
EATjuliana

Nascida no Centro-Oeste, mas sulista de coração e nômade por obrigação. Apaixonada por escrever, também ensinou sua Shih Tzu a fazer ‘high five’.