Leva o teu almoço a passear pela cidade ☀️

EatTasty Portugal
EatTasty Portugal
Published in
4 min readApr 12, 2022

Conhece as nossas 6 sugestões de espaços perfeitos para fugir da cidade, sem saíres dela.

Está oficialmente aberta a época do bom tempo. Com os dias mais compridos, a vontade de estar ao ar livre em espaços verdes é mais que muita.

Junta os teus colegas e saiam do escritório, ou combina com amigos e encontrem-se para almoçar. O melhor de tudo é que do almoço tratamos nós e entregamos-to pronto a comer onde tu quiseres.

Sabes para onde podes fugir do caos da cidade na tua hora de almoço?

É só continuar a ler. 👇

Monsanto

O “pulmão verde” de Lisboa

🌿 Muitos hectares de zona verde, Monsanto é o local de eleição dos lisboetas e já é conhecido além fronteiras. Com bons acessos, tanto dá para uma fugidinha para quem está na zona de Belém como para quem está nas Laranjeiras. Tens muitos locais por onde escolher: o anfiteatro Keil do Amaral com vista para o Tejo e margem sul; ou o Parque do Calhau, mais calmo e com uma vista panorâmica para a zona de Benfica, Sete Rios e Campolide.

Jardim do Torel

Tesouro escondido no centro histórico

🌿 Está entre a Av. da Liberdade e o Campo Mártires da Pátria e talvez pela sua localização meio escondida não é muito movimentado. O Jardim do Torel foi requalificado há pouco tempo e tem espaços especialmente pensados para que te possas sentar na relva e usufruir da ampla vista sobre a cidade de Lisboa: de todos os espaços verdes é sem dúvida o mais ‘’instagramavel’’.

Jardim da Amália Rodrigues

Uma vista privilegiada

🌿 Talvez o nome não te diga grande coisa, mas está mesmo no centro da cidade, bem próximo do Corte Inglés. O Jardim da Amália Rodrigues faz parte do Corredor Verde da cidade, que une o Parque Eduardo VII a Monsanto. Podes almoçar no anfiteatro — que tem a sorte de estar localizado de frente para a cidade de Lisboa e de onde se vê a Avenida da Liberdade — ou junto ao lago circular assistindo de longe ao frenesim da cidade.

Jardim do Campo Grande vs Jardins do Palácio de Cristal

No centro da cidade

🌿 O Jardim do Campo Grande é considerado o maior espaço verde do centro de Lisboa e tem um grande lago navegável. Fica entre Entrecampos, Campo Grande e Alvalade, por isso é provável que um dia vás lá parar, mas não esconde tão bem a cidade como as restantes sugestões. Apesar disso, espaços com relva não lhe faltam. Se és dos que nunca arranja posição confortável num jardim, podes sempre comer o teu almoço num barquinho a remo, rodeado por água. Aproveita para visitar o Horto do Campo Grande e levares contigo a próxima inquilina lá de casa. 🌼

Fundação Calouste Gulbenkian

Ambientes pitorescos

🌿 Entre edifícios altos e estradas movimentadas está escondido este paraíso, que quando entras mais parece estar a km da cidade: tem parque de merendas, um auditório ao ar livre, recantos verdes, lagos e patos à solta (cuidado com os patos!). Este jardim que rodeia o Museu Calouste Gulbenkian é um dos “mais emblemáticos do movimento moderno em Portugal e uma referência para a arquitetura paisagista portuguesa”, lê-se no site da Gulbenkian. Tanto podes ‘’montar o estendal’’ na relva junto ao lago como optar pelo anfiteatro, que está sempre mais calmo.

Jardim da Estrela

O jardim da cidade

🌿 O jardim que nunca sai de moda. Se gostas de estar rodeado de pessoas e de movimento, o Jardim da Estrela é o local ideal. Desde malta a correr a todas as horas do dia, a miúdos a brincar, passeios higiénicos… É onde tudo acontece! De um lado tens a Basílica da Estrela, do outro a João XXI, é impossível não encontrares este jardim inspirado nos “parque à inglesa”: flora oriunda dos quatro cantos do mundo, estátuas, um lago e um coreto. Onde vais estender a toalha? Desafiamos-te a encontrar o miradouro onde podes fugir desta confusão toda e comeres a tua refeição descansado.

E agora? Sugestões não te faltam. Vais ficar aí sentado? Escolhe já o teu almoço aqui.

Lembramos que a liberdade de usufruir destes espaços também nos dá a responsabilidade de preservá-los. Leva um saco para guardares o teu lixo e quando fores embora faz um double check para ver se não deixas nada para trás.

--

--