O boom da comida plant-based

Exploramos o crescimento da dieta à base de plantas, mais saudável e sustentável.

EatTasty Portugal
EatTasty Portugal
3 min readNov 4, 2020

--

Fonte: Adli Wahid para Unsplash

Reza um estudo feito nos Estados Unidos que o mercado de produtos plant-based está em franco crescimento. E Portugal, acompanha a tendência?

Um dos reflexos da maior preocupação com a saúde e a sustentabilidade é a mudança de hábitos de alimentação. De acordo com um estudo da Plant-Based Foods Association (PBFA), as vendas de comidas plant-based nos Estados Unidos da América cresceram 11,4% em 2019, perfazendo o mercado um total de cinco mil milhões de dólares (aproximadamente 4,2 mil milhões de euros). A pandemia, não fez abrandar o consumo deste tipo de comidas mais saudáveis e, pelo contrário, acelerou as vendas: houve um crescimento de 90%, em meados de março, durante o chamado pico de pânico (isto é, nos dias da corrida ao papel higiénico), em comparação os dois anos anteriores, refere o mesmo estudo.

Fonte: GIPHY

A alimentação à base de plantas é, usando uma tradução livre, “uma dieta com o mínimo de alimentos processados, na qual o foco é posto sobretudo nos alimentos do mundo vegetal”, explica Mariana Sá Lima, health coach. Dos cereais às leguminosas, das semente às frutas, dos tubérculos às oleaginosas, permite, porém, “a introdução de alguns apontamentos como ovos, carnes ou peixes, desde que de qualidades e origens certificadas”, acrescenta.

Portugal não foge à tendência — basta abrir o Instagram para sermos invadidos de uma onda verde — e, têm nascido cada vez mais restaurantes e projetos que apostam neste tipo de dieta.

A EatTasty não só apresenta todos os dias opções vegetarianas ou veganas, como muitos dos pratos seguem o regime plant-based. Mais: alguns nascem de uma parceria estabelecida com as lojas de comida biológica Miosótis. Exemplos deste universo? Os croquetes de feijão frade e molho de coentros, o poke vegan de tofu e cogumelos, as almôndegas de beringela assada ou o pad thai vegan.

Burger de Grão e Espinafres EatTasty em parceria com Miosótis

Quanto aos números de pessoas a seguir a alimentação vegetariana e vegana em Portugal, esses impressionam: aumentaram 514% entre 2008 e 2018, segundo dados da Associação Vegetariana Portuguesa. Outro estudo complementar, elaborado pela consultora de inovação espanhola Lantern no final de 2019, fala de um valor de 9% do total da população a seguir uma dieta veggie (vegetariana, vegana ou flexitariana).

E se grandes cadeias de alimentação, como a McDonald’s ou a Burger King já levam o assunto da cozinha plant-based a sério há algum tempo, os restaurantes portugueses não perderam o comboio. Em Lisboa, são disso exemplo o My Mother’s Daughter, em São Sebastião da Pedreira ou o recente restaurante virtual Planta; mas há também exemplos de outros restaurantes ditos de cozinha mais saudável onde fecham a porta aos produtos processados, como o Crave ou do recém-chegado de Espanha, Honest Greens.

O corpo e o planeta agradecem.

Tão simples e tão bom. Descobre a nossa oferta plant-based, vegan e vegetariana todos os dias em eattasty.pt

--

--