O CASAMENTO

Esta parceria com a EatTasty é uma daquelas coisas inevitáveis: já nos conhecíamos há algum tempo, já nos admirávamos há algum tempo, já achávamos que tínhamos de fazer alguma coisa há algum tempo!…

Joana Barrios
EatTasty Portugal
4 min readFeb 17, 2021

--

Fonte: Carlos Pinto para EatTasty

Ora muito bem,

Eu não sei por onde é que se começa a contar uma história que anda a ser escrita há muito tempo, e que, no fundo no fundo, tem aqui um início cronológico que pode ser identificado em Dezembro de 2020, mas que vai até lá mais atrás, a um concurso de startups com futuro.

Eu estava a apresentar esse encontro de investidores onde a EatTasty se deu a conhecer não diria pela primeira vez, mas por uma das primeiras vezes, ao público. A ideia de uma malta muito jovem a cozinhar em casa e a distribuir refeições não deixou esclarecido quem estava a assistir, porém arrebatou o júri.

Diz que quem entrega prémios não regista, que quem recebe é que tem a vida mudada. Atrevo-me a discordar, porque matutei anos a fio neste modelo de negócio. Fiquei com a EatTasty debaixo de olho, e ao que parece vice-versa.

Sempre foi certo e sabido que eu e as cozinhas tínhamos uma cena. Por respeito à tradição norte-americana, claro, porque actriz sem um trabalho na hotelaria não é actriz. E a dada altura tornou-se público, começou a notar-se que me sinto muito à vontade em cozinhas, que adoro cozinhar, e que não me parece nada mal poder aproximar as pessoas das suas cozinhas, mas também da ideia de poderem comer bem, de forma muito simples, tipo casa da Mãe, sendo que, cozinhando, cada um passa a ser a sua própria Mãe.

Comecei por fazer um livro de receitas para crianças, intitulado NHOM NHOM, e quando O Da Joana estava prestes a surgir, a EatTasty achou que era altura de ajoelhar e fazer o pedido.

E eu aceitei.

A proposta era bastante maravilhosa: um triângulo amoroso entre as minhas receitas, as cozinhas parceiras, e a EatTasty.

Um triângulo amoroso saboroso pareceu-me a melhor ideia para o nosso tempo pandémico, para a vida que passámos a viver, reduzida em termos geográficos, e muito mais concentrada no espaço doméstico e em frente a um ecrã. Esta vida em modo óleo essencial — em que os movimentos passaram a ser os necessários, bem medidos como os anos noventa da Xana dos Rádio Macau — às vezes retira o prazer de cozinhar. Às vezes apetece mandar vir. Mas tem de ser no mínimo, bom.

Alguém a confeccionar as minhas receitas para mas entregar à porta, sob a escrupulosa supervisão da EatTasty só se tornou real quando efectivamente me tocou um estafeta à porta e me entregou as caixinhas. Nesse dia os meus Pais estavam em Lisboa, tinham vindo visitar-me, e perguntaram se poderiam almoçar cá em casa. Disse-lhes que sim, com esta cartada na manga. Iríamos provar as minhas receitas e fazer uma avaliação bem implacável, como nos tempos do Monte Alentejano.

“Está tão bom como o que tu fazes, Filha.”

E de facto é verdade.

Testes das minhas três primeiras receitas que integraram o menu EatTasty: Rolo de Carne com Puré de Batata, Feijoana e Creamy Broccoli.

Nunca imaginei estar agora a escrever sobre esta possibilidade maravilhosa de poder tornar acessíveis as minhas receitas, já confeccionadas, para quem quiser provar. Nunca. Nunca achei que pudesse sequer ser uma hipótese. Porém, e atendendo ao que provei e a todas as vezes que já tive o prazer de encomendar, acho uma excelente ideia, que surgiu de uma sugestão, que passou a desafio e que se materializa sempre que as Da Joana entram nos menus EatTasty.

Uma das coisas mais interessantes destas mãos dadas é que, na ausência de um lançamento de livro, daqueles com público, como outrora era hábito, os meus pratos no menu EatTasty funcionam, para mim, como um lançamento do livro. Como uma espécie de comprovativo da eficácia de uma receita, testada por chefs que não conheço e a quem não dei nenhuma indicação, sequer. Uma celebração a cada vez que toca a campainha do serviço!

Cozinhar, por um lado, comer, por outro.

Dois centros de acumulação e distribuição de prazer. Duas zonas em que a partilha faz parte do que estamos a fazer. Partilhar com quem gosta de comer o que mãos sábias cozinharam. Comida honesta e simples, como aquelas coisas todas que nos fazem falta agora e sempre, porque regressamos sempre às coisas simples.

Porque às vezes o conforto está num rolo de carne com puré de batata.

Receitas d’O Da Joana disponíveis na EatTasty

Entrecosto “A Cair do Osso”

Creamy Broccoli

Rolo de Carne com Puré de Batata

Feijoana

Bacalhau Assado com Puré de Batata Doce

Descobre todos os pormenores desta parceria aqui.

--

--