O que diz a comida que escolhes?

EatTasty Portugal
EatTasty Portugal
Published in
3 min readApr 26, 2022

Como usamos o que comemos para enviar mensagens: o foodssário.

Se calhar nunca paraste para pensar muito nisso, mas o mais provável é que desde muito cedo tenhas começado a escolher comida para dizeres qualquer coisa. O que sentes, o que queres dizer a alguém ou em que momento te encontras.

Vamos ao glossário da comida?

Chocolate: desculpa.

E sim, claro, aqui também daria para entrar um gosto muito de ti ou um obrigado, mas a verdade é que o chocolate desempenha um papel importantíssimo no salvamento estratégico de relações. 🤨 E como se o sabor não fosse suficiente, este alimento é ainda responsável por acionar a dopamina, o neurotransmissor que relaxa, conforta e gera sentimentos de alegria.

Hambúrguer com batatas fritas: eu mereço.

Sobretudo se for sexta-feira e se estivermos a falar do nosso Burger Egg Bacon. É o teu momento e tu mereces agarrar com as duas mãos o teu hambúrguer favorito. 😎 Sem medos. Também conta como self care.

Sobremesa: obrigado.

Parece que nascemos ensinados equando somos convidados para ir a casa de alguém não aparecemos de mãos vazias, verdade? Antes de um jantar temos sempre aquela corrida ao supermercado para ir buscar um gelado ou um cheesecake já feito. 🙈 Chegar com uma sobremesa é um agradecimento por abrirem as portas de casa para te receber ou por te prepararem uma refeição.

Sopa: preocupo-me contigo.

É a primeira refeição que comemos depois do leite materno e talvez por isso tenha nascido a tradição de levar uma sopa a um amigo que precise de um conforto extra. Os sabores podem nem sempre ser os mais gulosos, mas a pergunta Precisas que te leve uma sopa? sabe bem a qualquer um.

Sushi: és importante para mim.

Não vamos contar a ninguém, mas é o momento de admitir: não levas qualquer pessoa a jantar sushi. 💖 Esta mistura de sabores tão refrescante como intensa, que requer alguma calma e delicadeza, é uma escolha comum para momentos especiais. E merece ser partilhada com pessoas especiais.

Tosta de abacate: estou a cuidar de mim.

Já fizeste uma piada sobre isto, não já? Esta tradição digital é muito mais recente do que a da sopa, mas a probabilidade é que as inúmeras partilhas de fotos de tostas de abacate passem todas a mesma mensagem: escolho o que como a pensar no meu bem-estar. E aquele ovo? 🤤

Una pasta basta: sinto-me em casa.

Spaghetti, tagliatelle, penne… não é preciso inventar muito quando recebes um ou dois amigos para um serão de domingo à noite. Da mais refinada carbonara ao fatídico esparguete com atum e tomate, já cozinhaste de tudo, certo? Já é um hábito: chegar sem avisar, frigorífico vazio mas ter sempre forma de fazer uma massa reconfortante para os que gostamos. 🙃 Sem cerimônias nem formalidades, porque entre amigos é assim… estamos em casa.

--

--