Vamos falar sobre plástico?

O início de uma renovação sustentável.

EatTasty Portugal
EatTasty Portugal
3 min readSep 22, 2020

--

Apareceu no início do séc. XX e tornou-se a solução conveniente e prática para muitas das necessidades do dia a dia, mas é hoje conhecido como “o maior desafio ambiental do séc. XXI”. Na EatTasty, sabemos disso.

A pergunta é: porque ainda utilizamos plástico?

Primeiro que tudo: a comida

Assumimos um compromisso de longa data com os nossos clientes: entregar todas as refeições quentes, prontas a comer, e sempre à mesma hora. Para isso, trabalhamos com um conjunto de restaurantes parceiros que, de segunda a sexta, preparam os pratos do menu do dia.

As receitas, acabadas de sair do forno, são colocadas diretamente na embalagem a temperaturas entre os 65º e os 100º, para serem recolhidas e transportadas até um dos nossos Hubs de distribuição e, depois, entregues na morada final.

Isto só é possível com base em 3 pilares fundamentais:

  1. Os melhores restaurantes como parceiros;
  2. Uma operação totalmente controlada por nós e apoiada por estafetas experientes;
  3. Packaging resistente que permita manter a qualidade e temperatura da comida.
Da esq. para direita: Nazli Mozaffari for Unsplash, Poke Salmão com Maionese de Wasabi EatTasty

Queremos ser totalmente transparentes contigo

A embalagem que escolhemos é parte essencial do compromisso que assumimos com os nossos clientes, mas estamos conscientes do impacto negativo do uso de plástico no meio ambiente. Por isso, trocar a nossa embalagem de refeição por uma alternativa eco-friendly tem carimbo de urgência nas prioridades da EatTasty.

Têm passado pelas mãos da nossa equipa vários materiais alternativos ao plástico — feitos a partir de cana de açúcar ou até de milho — mas ao repetirmos o mesmo processo de embalamento e transporte com embalagens biodegradáveis, percebemos que é quase impossível encontrar uma opção com esta resistência. Muitas delas cedem com o calor e o peso das dezenas de refeições que entregamos, prejudicando o transporte (ao abrir) e a qualidade da comida.

A embalagem que escolhemos é parte essencial do compromisso que assumimos com os nossos clientes, mas estamos conscientes do impacto negativo do uso de plástico no meio ambiente.

A boa notícia é que não desistimos e continuamos à procura de uma alternativa viável, com uma nova ronda de testes à porta. Até lá, gostávamos de partilhar contigo que:

  1. As molheiras que utilizamos já são de PLA — um material que, apesar de ser visualmente parecido com o plástico, é compostável e deve ser colocado no lixo orgânico.
  2. Trocámos os talheres de plástico por talheres compostáveis. Os talheres de PLA podem ser adquiridos apenas quando realmente necessários e devem ser colocados no lixo orgânico depois de usados.

Este é um caminho que fazemos juntos. Mantemos-te a par das novidades.

--

--