Photo by Pop & Zebra on Unsplash

Para os Insatisfeitos em Busca de Mudança

Rodrigo Gama
Published in
2 min readSep 18, 2019

--

Conversando com amigos sobre trabalho, condições de trabalho e insatisfação profissional e de carreira, reconheço que sofro dos mesmos problemas e insatisfações que tantos outros: as horas de trabalho em excesso, condições de trabalho ruins, baixa remuneração e a vontade de promover um impacto positivo. Exemplos não faltam.

As empresas buscam remediar essas insatisfações com aplausos, startups possuem propósitos visionários, grandes empresas possuem remunerações atrativas e bônus. Algumas necessidades são atendidas, outras não. E isso acontece para os grandes cargos, posições disputadas e que são realidade apenas para uma minoria da população.

A realidade de cada um é diferente, assim como a insatisfação de cada um. É pessoal. Na minha lista, posso citar 3 aqui e agora: remuneração justa, horas de trabalho justas e uma terceira mais profunda. A insatisfação de ver boas pessoas, competentes e com força de vontade serem atropeladas pela realidade das empresas, do mundo corporativo e mercado de trabalho. De viverem a desigualdade entre o esforço Vs recompensa. Entre horas empenhadas (e extras) Vs uma remuneração no limite da sobrevivência. E é aqui que busco gerar a mudança, criar uma alternativa.

Para criar alguma mudança, para mim mesmo e outros com quem trabalho, darei o próximo passo. Não é o primeiro e nem extraordinário. É só mais um passo. Unir pessoas com os mesmos interesses e trabalhar juntos para criar algo. Uma empresa que seja horizontal e cooperativa. Que acolha a necessidade de todos os sócios cooperados. Não é sobre criar o próximo unicórnio e nem sobre mudar o mundo. Mas é sobre mudança sim. Promover uma mudança em mim e nas pessoas com quem trabalho. E quem sabe, por menor que seja, em você leitor que chegou até aqui.

Então este será um convite aos insatisfeitos. Aos incomodados. Àqueles que desejam compreender a sua própria insatisfação. Se ouça de verdade. Faça uma auto-reflexão, descubra o que te incomoda e dê o próximo passo. Um passo na direção deste incômodo. Não tenha medo de mudar de caminho ou retraçar seus passos se necessário, contanto que seja com intenção. Quero unir pessoas como nós e entender como podemos caminhar lado a lado.

--

--

Rodrigo Gama
ECOO
Writer for

Em constante mudança. Impermanente. Inclusive essa bio.