“Eu Me Chamo Antônio”: poesia de bar desperta (des)afetos

Primeiro, encanto. Depois, desencanto. Por fim, cada um pro seu canto.

Eddie Rodrigues
Eddie Rodrigues
2 min readSep 1, 2020

--

Dos guardanapos para livro, “Eu Me Chamo Antônio”, de Pedro Gabriel (Intrínseca, 2013) é uma composição de rabiscos escritos à caneta hidrográfica entre um chope e outro da sua vida noturna no Café Lamas, um bar tradicional da zona sul, na cidade do Rio de Janeiro.

Um livro que transborda poesia. O escritor desabafa em seus versos de bar a confusão de sentimentos que batem em seu peito, são desalinhados, intensos, poéticos, indagadores. Uma série de encontros e desencontros que fazem o escritor ir se despindo em palavras.

“Você distante, diz tanto sobre mim.”

Com o objetivo de compartilhar seu trabalho no Facebook, Pedro Gabriel logo se viu rodeado de pessoas que se identificavam com seus devaneios e se percebiam nas entrelinhas de suas palavras. Foi sucesso imediato, lhe redendo dois livros publicados.

“Ela é barulho, eu sou silêncio. Mas a gente se ama na mesma frequência.”

A cada página virada, você vai respirando afetos e desafetos, se perdendo nos traços da caligrafia que fazem as palavras dançarem no papel.

Cada página deste livro é uma obra de arte, e você não quer deixar passar nenhum detalhe.

-Um chope, por amor!

*Eddie Rodrigues para o Cinegrafando (2016)

--

--

Eddie Rodrigues
Eddie Rodrigues

Jornalista, escritor, podcaster, ambientalista, ativista LGBTQ 🏳️‍🌈 https://linktr.ee/eddierodrigues