Os cárceres secretos da ditadura

Andréia Lago
eder content
Published in
2 min readJan 16, 2017

Casa dos Horrores, Granja do Terror, Fazendinha, Clínica, Casa da Morte. Assim foram batizados os endereços secretos da ditadura. Espalhados de norte a sul do Brasil, esses lugares nunca existiram. Até agora.

Apresentamos O Mapa da Morte, com a localização de uma rede de cárceres clandestinos usados pelo regime militar durante a ditadura para prender, torturar e matar presos políticos.

Desses locais, desapareceram dezenas de opositores do regime militar entre 1964 e 1975

Com depoimentos de sobreviventes e testemunhos de ex-militares, visitamos locais que abrigaram as piores violações de direitos humanos ao longo de uma década da ditadura. Do Pará ao Rio Grande do Sul, casas, sítios e fazendas com fachadas insuspeitas se tornaram apêndices de quartéis e delegacias, sem qualquer registro ou documentação.

Jornalistas do eder content percorreram cerca de 15 mil km para reconstituir essa rede, documentar esses locais, resgatar testemunhas e checar datas e versões.

O resultado é uma reportagem especial que reúne jornalismo investigativo, imagens exclusivas, webdocumentários e infografia, traduzindo o que a equipe do eder content sabe fazer: jornalismo de qualidade, aprofundado, criativo e multimídia.

A história dos cárceres clandestinos de tortura, uma produção original do eder content, foi licenciada com exclusividade para o UOL e você pode conferir aqui.

--

--

Andréia Lago
eder content

Journalist, writer. CCO and founder at Eder Content, in São Paulo, Brazil.